Últimos Posts

quinta-feira, 22 de junho de 2017

22/06 - Dia do Aeroviário e Orquidófilo

22 de Junho de 2017

Dia do Aeroviário e Orquidófilo

Aeroviário

clip_image002

O Dia do Aeroviário foi decretado em de 22 de julho de 1962, pelo presidente João Goulart. Aeroviário é quem trabalha em aerovias, que atuam no chamado transporte aéreo.

As empresas de navegação aérea transportam pessoas e mercadorias. Transportam também os funcionários que ajudam os passageiros a ter um clima agradável durante a viagem, tanto no sentido técnico quanto social.

Assim como na terra os carros têm seu lugar demarcado para circularem, também os aviões possuem o seu. Para as aeronaves, existe um espaço aéreo navegável, cuja largura é fixada pelas autoridades aeronáuticas de cada país. Esse espaço cobre uma determinada faixa no solo e segue convenções internacionais, sendo controlado pelas autoridades e técnicos que trabalham no setor.

Certamente, quando você viaja para algum outro estado ou país, não se dá conta – ou não lembra – que, por trás dessa sua viagem, existe toda uma estrutura montada e pessoas cuja função é tornar sua ida ou volta mais tranquila e segura.

A profissão de piloto é uma das mais cobiçadas dentro da aviação civil. Para participar do mercado de trabalho, o piloto deve obter sua licença ou habilitação pelo Departamento de Aviação Civil (DAC). O Brasil conta hoje com cerca de 40 mil pilotos registrados na instituição.


Orquidófilo


Comemora-se hoje, no Brasil, o Dia do Orquidófilo. A escolha desta data é uma homenagem a João Barbosa Rodrigues, que nasceu a 22 de junho de 1842, em São Gonçalo de Capivari, MG.

Engenheiro, naturalista, botânico, taxonomista, Rodrigues foi, durante quase 20 anos, Diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, cargo que ocupou até sua morte, a 06 de março de 1909. Ali conduziu estudos sobre as orquídeas brasileiras, tendo produzido importantes trabalhos, como “Genera et species orchidearum novarum”, em três volumes, e uma “Iconografia das orquídeas”. Baptistonia Capanemia são exemplos de gêneros nominados por Barbosa Rodrigues.

As orquídeas são largamente cultivadas no Brasil e no mundo, seu comércio movimenta grandes somas de dinheiro todos os anos em um mercado crescente. No Brasil, grandes orquidários no Sudeste já produzem centenas de milhares de plantas por ano, que são exportadas para outros países ou vendidas até em supermercados, principalmente a Phalaenopsis, uma planta conhecida por se adaptar bem em apartamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário