Últimos Posts

terça-feira, 28 de agosto de 2012


 
 
 
 
 
 
 
 
 
28 de Agosto de 2012
 

Mateus 23,23-26
 

23 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como o direito, a misericórdia e a fidelidade. Isto é que deveríeis praticar, sem contudo deixar aquilo. 24 Guias cegos! Filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. 25 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Limpais o copo e o prato por fora, mas por dentro estais cheios de roubo e cobiça. 26 Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, que também por fora ficará limpo.
 

            Entendendo
 

Jesus era muito paciente com os ignorantes, com aqueles que não tinham tido a oportunidade de conhecer os princípios de Deus; mas pegava pesado com os dirigentes do povo, que se escondiam atrás de uma religião para cometer todo tipo de desonestidade.

Eram “politicamente corretos” nas práticas externas e, sobretudo naquelas que apareciam mais: pagavam o dízimo; jejuavam e, publicamente, mostravam seus rostos abatidos pela prática do jejum; sentavam nos primeiros bancos nas celebrações religiosas, com a intenção de aparecer; estendiam os braços e faziam longas orações em praças públicas; davam esmolas e saiam divulgando a quem ajudavam...

Jesus percebe que suas ações são contraditórias e praticadas conscientemente para tirar proveito do cargo que exercem, denuncia sua incoerência, pede respeito “às coisas de Deus” e relaciona três grandes pecados cometidos por eles, contra o povo e contra Deus: a injustiça, a falta de misericórdia e a infidelidade.
 

Atualizando
 

O evangelho de hoje serve de alerta para todos os religiosos, todos aqueles que assumem funções na Igreja, independentemente do credo. 

Como atualizar um escriba ou fariseu nos dias de hoje?
 

·         Quando atraímos alguém para seguir a Jesus e, depois que o conseguimos, impedimos seu crescimento espiritual por causa dos formalismos e normas.

·         Quando assumimos uma função religiosa com o interesse mercenário de levar vantagem.

·         Quando, como evangelizadores e anunciadores da Palavra de Deus, privatizamos funções e impedimos o crescimento de outros.

·         Quando, como dirigentes, exigimos muito dos outros e agimos com práticas contrárias ao que pregamos.  

 

Em contraposição à postura dos religiosos carrascos e interesseiros da época, Jesus se apresenta como Bom Pastor, que conhece suas ovelhas pelo nome; que se preocupa quando uma se extravia; que coloca nos braços e dá assistência quando está doente e abatida.

Jesus é bom sem perder a autoridade, e faz tudo isso gratuitamente. É esse o modelo que deve ter um padre, um pastor, um bispo, um agente de pastoral, enfim, todos os que se propõem liderar conforme os princípios cristãos.

 

 
 

28 de Agosto de 2012

Santo Agostinho

Um santo que “sacudiu” a Igreja com sua inteligência criativa e testemunho de conversão, após uma vida rebelde
 

Aurélio Agostinho nasceu no dia 13 de novembro de 354, na cidade de Tagaste, na época uma província romana no norte da África, na atual Argélia, filho de pai pagão, chamado Patrício e mãe católica, Mônica. Foi educado no norte da África e resistiu aos ensinamentos de sua mãe para se tornar cristão.

Com dezessete anos, graças à generosidade de um cidadão chamado Romaniano, o pai de Agostinho pode enviá-lo para Cartago para continuar sua educação na retórica. Vivendo como um pagão intelectual, estravasou sua vida de maneira estravagante, até se juntar com uma mulher e ter com ela um filho, de nome Adeodato.

Após uma juventude viciosa e cheia de desvios doutrinários, converteu-se por influência de Santo Ambrósio, bispo de Milão e, principalmente, graças às orações e lágrimas de sua mãe Santa Mônica.

Agostinho é uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do cristianismo no Ocidente. Desenvolveu sua própria abordagem sobre filosofia e teologia e uma variedade de métodos e perspectivas diferentes. Ele aprofundou o conceito de pecado original dos padres anteriores e, quando o Império Romano do Ocidente começou a se desintegrar, desenvolveu o conceito de Igreja como a cidade espiritual de Deus, distinta da cidade material do homem. Seu pensamento influenciou profundamente a visão do homem medieval. A Igreja se identificou com o conceito de "Cidade de Deus" de Agostinho.

As Igrejas Católica e Anglicana reconhecem sua importância como Doutor da Igreja, e o patrono da ordem religiosa agostiniana. Na Igreja Ortodoxa Oriental ele é louvado, e seu dia festivo é celebrado em 15 de junho. Entre os ortodoxos é chamado de "Agostinho Abençoado", ou "Santo Agostinho, o Abençoado”.

De Santo Agostinho, disse o Papa Leão XIII: “É um gênio vigoroso que, dominando todas as ciências humanas e divinas, combateu todos os erros de seu tempo”.

Agostinho foi bispo, escritor, teólogo, filósofo e doutor da Igreja. Faleceu em Hipona, no dia 28 de agosto de 430, com 75 anos de idade.

 

  

28 de Agosto de 2012

Dia do Bancário, Filósofo e Trabalhador Voluntário

Bancário

A história bancária brasileira começa em 1799, no Maranhão, onde, impulsionada pelo governador Diogo de Souza, buscou criar um banco com espírito nacional, tentativa fracassada.

Em 1808, com a transferência da Coroa Portuguesa ao Brasil faz aumentar a circulação da moeda. No mesmo ano é criado o Banco do Brasil.

Em 1907, com o início da industrialização, os trabalhadores começam a buscar meios de defesa frente aos patrões. Nasce a primeira grande organização, de socorro mútuo, a Sociedade Beneficente dos Funcionários da Caixa Econômica de São Paulo.

Em 1951, os bancários brasileiros decidiram inovar na luta por reivindicações salariais e por melhores condições de trabalho. A mobilização da categoria seria unificada nacionalmente. As principais reivindicações pediam reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. As sucessivas tentativas de negociação fracassaram.  

No dia 28 de agosto de 1951, uma assembleia histórica no Sindicato dos Bancários, contando com a presença de 28% da categoria, decidiu ir à greve para conseguir seus direitos. A greve foi deflagrada e logo, duramente reprimida. O DOPS prendia e espancava os grevistas. Somente após 69 dias de paralisação, a categoria arrancou 31% de reajuste. Após o término da paralisação a repressão foi ainda mais acentuada. Mas, como resultado mais positivo, a greve de 1951 colocou em xeque a lei de greve do governo Dutra e provocou, também, a criação do DIEESE, em 1955.

Fonte: UFGNet

Filósofo
 

Em todos os ramos do conhecimento a presença do filósofo pode ser sentida. Seja defendendo, seja criticando, os filósofos procuram marcar suas posições diante de toda atividade humana que envolva a reflexão. Da religião às artes, buscou-se fornecer algum esclarecimento sobre a melhor maneira de se posicionar a respeito dos assuntos mais interessantes do ponto de vista humano.

Frequentemente, tinha-se a impressão de que um conhecimento da verdadeira atitude a ser adotada já havia sido estabelecido. Porém, no instante posterior, outro filósofo rebatia essa postulação, argumentando que um entendimento geral de tudo não seria possível e que somente uma compreensão parcial poderia ser obtida. Por causa dessas idas e vindas, o papel do filósofo na sociedade variou bastante.

A falta de uma função específica para a filosofia, devido ao fato dele procurar discutir todos os temas relativos ao entendimento humano, tornou-a uma disciplina de difícil aceitação quanto a sua participação social; no entanto, ela continua sendo importante e percorrendo todas as áreas do conhecimento.

Fonte: Introdução à Filosofia

 
Trabalhador Voluntário
 

A satisfação de fazer algum tipo de trabalho voluntário é realmente gratificante. Hoje, uma verdadeira “onda” de pessoas estão descobrindo o caminho do fazer o bem sem olhar a quem. O valioso trabalho do voluntariado já está infiltrado em vários setores. Isto mostra como é importante ser solidário com o próximo; pois pessoas não só no Brasil, como também no mundo inteiro, estão sendo ajudadas por voluntários que tiram parte de seu tempo para oferecê-lo sem ganhar nada em troca.

A Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu o dia 5 de dezembro como o DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO. No Brasil, o Presidente José Sarney assinou a LEI Nº 7.352, de 28 de Agosto de 1985, que institui o Dia Nacional do Voluntariado.

Caso você tenha a oportunidade de fazer algum trabalho voluntário para alguém ou alguma entidade que precise de sua ajuda, não deixe de aproveitar essa chance. Depois de um dia de trabalho voluntário, quando você for dormir, até o sono se torna leve e de paz.

Fonte: Sociedade de Assistência aos Cegos

 

Atenção: Hoje temos três categorias muito conhecidas e atuantes na sociedade: bancário, filósofo e trabalhador voluntário. Ligue, mande uma mensagem, faça uma homenagem às pessoas dessas áreas que você conhece.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário