Últimos Posts

quarta-feira, 29 de agosto de 2012



 
 
 
 
 
 
 
 
29 de Agosto de 2012
 

Marcos 6,17-29
 

17 De fato, Herodes tinha mandado prender João e acorrentá-lo na prisão, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado. 18 Pois João vivia dizendo a Herodes: “Não te é permitido ter a mulher do teu irmão”. 19 Por isso, Herodíades lhe tinha ódio e queria matá-lo, mas não conseguia, 20 pois Herodes temia João, sabendo que era um homem justo e santo, e até lhe dava proteção. Ele gostava muito de ouvi-lo, mas ficava desconcertado.

21 Finalmente, Chegou o dia oportuno. Por ocasião de seu aniversário, Herodes ofereceu uma festa para os proeminentes da corte, os chefes militares e os grandes da Galiléia. 22 A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e a seus convidados. O rei, então, disse à moça: “Pede-me o que quiseres, e eu te darei”. 23 E fez até um juramento: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. 24 Ela saiu e perguntou à mãe: “Que devo pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25 Voltando depressa para junto do rei, a moça pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26 O rei ficou muito triste, mas, por causa do juramento e dos convidados, não quis faltar com a palavra. 27 Imediatamente, mandou um carrasco cortar e trazer a cabeça de João. O carrasco foi e, lá na prisão, cortou-lhe a cabeça, 28 trouxe-a num prato e deu à moça. E ela a entregou à sua mãe. 29 Quando os discípulos de João ficaram sabendo, vieram e pegaram o corpo dele e o puseram numa sepultura.
 

            Entendendo
 

O cenário aqui é de festa. Comemora-se o aniversário de Herodes, o rei político. Comidas, bebidas, danças e infidelidade conjugal.

Aqui podemos colocar dois banquetes em paralelo. O de Herodes, rei da terra, que termina em morte e leva à morte; e o banquete do outro rei, o rei divino, Jesus, na última ceia, que leva à vida, vida apresentada por Ele ao transformar o pão e anunciar que continuaria presente, mesmo depois da morte: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, possui a vida eterna”.

Portanto, o banquete do “chefe do mundo”, Herodes, leva à morte; o banquete do rei divino, Jesus, leva à vida, à felicidade.

No banquete de Herodes, um assunto, meio à bebedeira e orgia é trazido entre os convidados. A denúncia que João Batista havia feito sobre o escândalo familiar provocado por Herodes, ao tomar a mulher de seu irmão.

Revoltada com João Batista, por defender os valores da família a mulher pede o assassinato de João.
 

Atualizando
 

Quantos jantares e festas são utilizados para selar acordos políticos em nosso país; quantos desvios, propinas, corrupção e traições acontecem nos banquetes, ‘na calada da noite’. A barbaridade de Herodes parece distante, quando está tão perto de nós!

Hoje, ouvimos muito que a vida particular de um candidato ou de um homem público, não interessa a ninguém, pois é vida particular dele. Está correto esse raciocínio?

Será que a vida e a história de uma pessoa que se propõe a exercer uma função pública, não devem servir de referência para sua autoridade como governante?

Claro que, fraquezas pessoais, todos nós temos e os erros cometidos no passado podem ser corrigidos, mas o que o cristão deve observar é se os valores de família, tomados como referência no evangelho de hoje são respeitados, inclusive por aqueles que nos governam.

 

29 de Agosto de 2012  

Martírio de São João Batista

O primo de Jesus teve o grande reconhecimento do Mestre: “Nenhum filho de mulher é maior do que João Batista”!

João Batista teve como pais Zacarias e Isabel. Era primo de Jesus e muito próximo. Nas afirmações de Jesus Cristo dá para perceber a admiração que tinha pelo seu primo, tanto no lado humano, quando sentiu e se refugiou ao saber da morte de João, como na compreensão divina que Deus atribuiu ao seu primo, em preparar a sua chegada.

Desde o ventre das duas mães, quando da visita de Maria a Isabel, o Espírito balançou as duas barrigas das grávidas, anunciando um acontecimento extraordinário, de fatos fortes que a humanidade presenciaria, mais tarde, com esses dois homens; inclusive o martírio, num golpe perverso da humanidade, representado pelo político Herodes. 

A vida e missão de João são tão fortes que Jesus chegou a afirmar: "Dentre os nascidos de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista”... De fato, todos os profetas, bem como a lei, profetizaram até João.

São João Batista, de altas virtudes e rigorosas penitências, anunciou o advento do Cristo e, ao denunciar os vícios e injustiças, deixou Deus conduzi-lo ao cumprimento da profecia do anjo a seu respeito: "Pois ele será grande perante o Senhor; não beberá nem vinho, nem bebida fermentada, e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe. Ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus: e ele mesmo caminhará à sua frente..." ( Lc 1, 15)

São João Batista, em defesa dos valores da família, denunciou o governador da Galiléia, Herodes, que escandalosamente havia tomado a esposa do seu irmão, e foi barbaramente degolado.

Desta forma, através do martírio, o Santo Precursor deu sua vida e recebeu em recompensa a Vida Eterna, reservada àqueles que vivem com amor e fidelidade os mandamentos de Deus.

 

 

29 de Agosto de 2012

Dia de Combate ao Fumo

O tabagismo é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Estima-se que no país ocorram 200 mil falecimentos por ano, em consequência do cigarro.

Os males causados pelo hábito de fumar incluem câncer de pulmão, doença coronariana, doença pulmonar obstrutiva crônica e doença cerebrovascular. Outros males que também estão relacionadas ao uso do cigarro são aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual no homem.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o assunto e diminuir os riscos desses tipos de doenças, o governo aprovou, em 1986, a Lei Federal nº 7488, que estabeleceu o dia 29 de agosto como Dia Nacional de Combate ao Fumo, criando assim, o compromisso de elaborar campanhas de combate ao tabagismo.

Essa iniciativa também é praticada em todo mundo no dia 31 de Maio, conhecido como Dia Mundial sem o Tabaco, que movimenta todos os países na luta contra esse vício.

Fonte: UFGNet; Soleis

 

Atenção: Ao nosso lado, tem sempre uma pessoa que não conseguiu parar de fumar. Tome uma iniciativa, até mesmo a oferecer-se para ajudá-la a deixar esse mal. Mas, tenha jeito, use sua criatividade para não ofendê-la. Faça a sua parte, é tão bom ajudar o outro e não ser omisso!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário