Últimos Posts

quinta-feira, 30 de agosto de 2012



 
 
 
 
 
 
 
 
30 de Agosto de 2012
 

Mateus 24,42-51
 

42 “Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor.

43 Ficai certos: se o dono de casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada. 44 Por isso, também vós, ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem.

45 Quem é o servo fiel e prudente, que o Senhor encarregou do pessoal da casa, para lhes dar alimento na hora certa? 46 Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar agindo assim. 47 Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens.

48 O servo mau, porém, se pensar consigo mesmo: ‘Meu senhor está demorando’ 49 e começar a bater nos companheiros e a comer e a beber com os bêbados, 50 então o senhor desse servo virá num dia inesperado e numa hora imprevista. 51 Ele o excluirá e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.
 

            Entendendo
 

O evangelho de hoje fala da “volta do Senhor” à Terra, que denominamos "parusia". Muitos são os relatos sobre isso nos evangelhos, que evidenciam uma vinda repentina, gloriosa, cercada por anjos, uma aparição esplendorosa e  precedida por sinais nos céus.

Como o tempo da parusia é indefinido, Jesus adverte seus discípulos, e a nós, que a única atitude apropriada é a vigilância constante, estar sempre prontos para essa hora. Essa atitude é ainda mais reforçada pela história do dono da casa, que se soubesse da vinda do ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse roubada. Mas, como o ladrão que age à noite, sem avisar, Ele virá sem aviso prévio e a única forma de estar preparado é vigiar constantemente.

Essa expectativa da “volta do Senhor” foi dando espaço para uma visão mais realista do encontro com Jesus, já presente entre nós, no nosso próximo e irmão, principalmente os mais carentes e necessitados.

Hoje, são muitos os grupos religiosos que usam esse anúncio da “vinda do Senhor”, para assombrar o povo e fazer chantagem com o interesse de tirar proveito da ignorância das pessoas.
 

Atualizando
 

A recomendação de Jesus não é para que estejamos assustados, pensando no “fim do mundo”, como muitos, de forma ingênua, acabam embarcando nesses anúncios bobos que, a cada época acontece, amedrontando as pessoas.

O alerta é para nós não perdermos o foco na transcendência e nos valores eternos. Estar vigilante é lutar e viver o ordinário de cada dia, buscando honrar e cumprir os compromissos e valores de um bom cristão.

Vivendo assim, consequentemente estamos preparados para o que acontecer. Mesmo porque Deus nos acompanha e vê a nossa luta e boas intenções de querer crescer e ser cada dia melhor.

Viva com dignidade o comum de cada dia e “tudo mais vos será acrescentado”.

 

 
30 de Agosto de 2012  

São Félix e Santo Adauto

Foram assassinados cruelmente, mas não traíram Jesus Cristo

Felix e Adauto viveram no século IV, num período de sofrimento da Igreja, onde muitos foram assassinados apenas por assumirem que eram cristãos. Pouco se sabe desses dois santos, mas, provavelmente, eles sofreram o martírio durante a perseguição de Diocleciano, no princípio do século IV, por volta do ano 304. Seus túmulos no cemitério de Comodila, na vida das Sete Igrejas, próximo à Basílica de São Paulo "fora dos muros", foram descobertos em 1720.

Segundo uma antiga narrativa, durante o reinado de Diocleciano, Félix, que era sacerdote foi condenado à morte por ser cristão. Quando estava sendo conduzido para a execução, um homem desconhecido se aproximou da escolta militar que o cercava e declarou ser também cristão. Foram, por isso, degolados os dois juntos. Como era desconhecido o nome do segundo mártir, os fiéis lhe deram o nome de Adauto, que significa adicionado.

Somente em 1903 a pequena basílica em que se encontravam seus restos mortais foi definitivamente restaurada. Encontra-se ali um dos mais antigos afrescos paleocristãos, onde aparecem: São Pedro, Santo Estevão, São Paulo, São Félix e Santo Adauto. São Felix e Santo Adauto foram muito cultuados no século VII.

 

 

30 de Agosto de 2012

Dia do Vendedor Lojista

Vendedor é todo aquele que vende, cede por certo preço, troca, negocia, dispõe do que possui e oferece em troca de dinheiro...

Por trás desse conceito tão simples, encontra-se velada uma atividade essencialmente valiosa, de significado amplo, que faz parte intrínseca de nossas vidas desde a nossa mais tenra idade. Em princípio, todos nós somos vendedores; vendedores de ideias, de sonhos, de anseios, de convicção das próprias necessidades.

Existem aqueles que estão vinculados ao local próprio da venda, são os vendedores lojistas. No entanto, em abrangência maior, no dia de hoje, todos os vendedores, lojistas ou não, merecem nosso respeito e nossa homenagem.


 

Atenção: Ligue, mande uma mensagem, faça uma homenagem a um vendedor ou vendedora da loja que você costuma comprar. É grande a importância do serviço prestado por esse profissional. É uma maneira simples e gentil de reconhecer os méritos dessa pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário