Últimos Posts

sexta-feira, 31 de agosto de 2012



 
 
 
 
 
 
 
 
31 de Agosto de 2012
 

Mateus 25,1-13
 

1 “O Reino dos Céus pode ser comparado a dez moças que, levando suas lamparinas, saíram para formarem o séquito do noivo. 2 Cinco delas eram descuidadas e as outras cinco eram previdentes. 3 As descuidadas pegaram suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4 As previdentes, porém, levaram jarros com óleo junto com as lâmpadas. 5 Como o noivo demorasse, todas acabaram cochilando e dormindo. 6 No meio da noite, ouviu-se um alvoroço: ‘O noivo está chegando. Ide acolhê-lo!’ 7 Então todas se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8 As descuidadas disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 9 As previdentes responderam: ‘De modo algum, pois o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar dos vendedores”. 10 Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa do casamento. E a porta se fechou. 11 Por fim, chegaram também a outras e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12 Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade vos digo: não vos conheço!’ 13 Portanto, vigiai, pois não sabeis o dia, nem a hora.
 

            Entendendo
 

A parábola de hoje dá continuidade ao tema de ontem, sobre a vigilância constante, ou seja, que vivamos intensamente a vida presente, sem descuidarmos dos valores divinos.

Vigiar é estar atento à vontade do Pai.

Há um provérbio popular que resume bem a história das dez moças, contada por Jesus: “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”.

Estar vigilante é viver com responsabilidade cada momento, cuidando do que fomos capazes de construir: família, casa, trabalho, lazer, relacionamentos sociais... Tendo o domínio da situação. A cada decisão: pare, pense, controle a ansiedade, ouça e reze cada desafio antes de decidir.

Jesus, antes de toda missão difícil, afastava-se e rezava para que não prevalecesse apenas o conhecimento humano que é falho, mas a vontade de Deus.

Na oração do Pai Nosso ele nos leva a fazer esse pedido a Deus: “...seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”.

Dessa forma estamos atualizando no hoje da vida, a vigilância que ele nos pede. Construir a história sem perder o foco na dimensão eterna e futura.
 

Atualizando
 

Muitas posturas em nossa vida diária, refletem a imprudência das 5 moças da parábola de hoje.

Quantas pessoas são descontroladas nos seus gastos e não sabem administrar suas próprias vidas, gastam mais do que recebem, são seduzidas pela propaganda consumista a comprar tudo sem poder, estouram o cartão de crédito, “sujam” os próprios nomes e vivem endividadas!

Esse exemplo bem corriqueiro pode ser aproveitado na vida divina.

Quantas pessoas perdem o foco na dimensão da fé e vivem o mesmo descontrole. São tragadas pelas novas tecnologias e facilidades que a vida contemporânea oferece, ocupam seu tempo com as ofertas e novidades da pós-modernidade e se distanciam de Deus!

Nos dois casos, são pessoas boas, cheias de boas intenções e lutam pela realização de sonhos e projetos, mas não sabem estabelecer prioridades.

E o perigo? É de aos poucos, perderem a sensibilidade dos valores de Deus e tornarem-se meros materialistas.

 

 
31 de Agosto de 2012
 

São Raimundo Nonato

O protetor das parturientes recebeu esse nome, por ter sido resgatado da barriga da mãe, já sem vida.

Raimundo Nonato nasceu em Portoel, na Espanha, próximo a Barcelona, no ano 1204. Recebeu o nome de Raimundo Nonato, porque significa “não nascido”, isso por ter sido tirado vivo da barriga da mãe, já morta. É por isso invocado como padroeiro das parturientes e das parteiras.

Ainda menino, cuidava do gado e, durante seu pastoreio, visitava a ermida de São Nicolau, onde se venerava uma imagem de Nossa Senhora, de quem ele era devoto. Certamente passava momentos fortes de oração.

Desde jovem Raimundo Nonato percebeu sua inclinação à vida religiosa. Seu pai buscou, sem êxito, impedi-lo de corresponder ao chamado vocacional. Ao entrar para a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, aos 24 anos, pode receber do fundador, São Pedro Nolasco, o hábito. Raimundo tornou-se exemplo de ardor na missão de resgatar das mãos dos mouros, os cristãos escravizados.

Certa vez, São Raimundo conseguiu liderar uma missão que libertou 150 cristãos, porém, quando na Argélia acabaram-se os recursos para o salvamento daqueles que corriam o risco de perderem a vida e a fé, o missionário e sacerdote Raimundo se ofereceu em lugar de um deles. Na prisão, Raimundo pregava para os muçulmanos e cristãos com tanta Unção que começou a convertê-los e, por isso, sofreu as consequências. Chegaram a perfurar seus lábios com um ferro quente, fechando-os com um cadeado.

Mais tarde foi libertado da prisão e retornou à Espanha. Raimundo Nonato morreu com apenas 36 anos de idade, em 1240, e seu corpo sepultado na mesma ermida de São Nicolau.

 

31 de Agosto de 2012

Dia do Nutricionista

Nutrição é a ciência que estuda os alimentos e os aplica às necessidades nutricionais do homem. Seu profissional é o nutricionista, responsável por planejar programas de alimentação, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos e cozinhas de indústrias e restaurantes, além de acompanhar o regime alimentar de atletas.

A importância desse profissional na preservação da vida sadia faz com que seja necessária sua presença em vários momentos e ambientes da sociedade, tais como: hospitais, clínicas, escolas, esportes e tantos outros.


 

Atenção: Ligue, mande uma mensagem, faça uma homenagem a um (a) nutricionista. A sua atuação está ajudando a sociedade a viver de maneira mais saudável. Eles merecem nossa homenagem, pois estão defendendo a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário