Últimos Posts

sábado, 1 de setembro de 2012



 
 
 
 
 
 
 
 
1º de Setembro de 2012
 

Mateus 25, 14-30
 

14 “O Reino dos Céus é também como um homem que ia viajar para o estrangeiro. Chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens: 15 a um, cinco talentos, a outro, dois e ao terceiro, um – a cada qual de acordo com sua capacidade. Em seguida viajou.

16 O servo que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles e lucrou outros cinco. 17 Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois. 18 Mas, aquele que havia recebido um só foi cavar um buraco na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.

19 Depois de muito tempo, o senhor voltou e foi ajustar contas com os servos. 20 Aquele que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: ‘Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei’. 21 O senhor lhe disse: ‘Parabéns, servo bom e fiel! Como te mostraste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da alegria do teu senhor!’ 22 Chegou também o que havia recebido dois talentos e disse: ‘Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei’. 23 O senhor lhe disse: ‘Parabéns, servo bom e fiel! Como te mostraste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da alegria do teu senhor!’

24 Por fim, chegou aquele que havia recebido um só talento, e disse: ‘Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ajuntas onde não semeaste. 25 Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence’.

26 O senhor lhe respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! Sabias que eu colho onde não plantei e que ajunto onde não semeei. 27 Então devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence’. 28 Em seguida, o senhor ordenou: ‘Tirai dele o talento e daí àquele que tem dez! 29 Pois a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30 E quanto a este servo inútil, lançai-o fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes!’
 

            Entendendo
 

Somos criados e potencializados a construir uma história neste mundo.

Muitos param no tempo, ou porque as condições da vida em que vivem, são fracas, como quem vive na miséria, passando fome e com carências diversas; outros são acomodados e se contentam com o pouco e não querem crescer; outros ainda passam a vida inteira reclamando da sorte e culpando os outros pelo fracasso mas, existem aqueles que acreditam na vida e vão à luta, usam seus talentos e acreditam. Muitos ou poucos não importa, o mais importante é acreditar que são capazes de vencer!

 Ninguém é incapaz, todos fomos criados com talentos diversos. Vamos viver até o final da nossa vida sem descobrir totalmente a capacidade que temos.

A parábola de hoje mostra que Deus cobrará de nós, todo investimento que Ele fez. Cobrará nas obras praticadas, de acordo com o que cada um recebeu em aptidões, capacidade de criar, inovar, renovar...

Tudo que Deus não quer é que sejamos omissos e paremos no tempo, ou seja, que enterremos nossos talentos.
 

Atualizando
 

Você faz a vida acontecer? 

Esta pergunta ganha sentido, ou até pode incomodar, quando fazemos aquilo que não nos identificamos e que não temos aptidão, ou seja, estamos realizando como um cumprimento de dever.

Levando em consideração que todos têm aptidões, tendências para realizar algo... Ainda que na vida profissional, familiar não tenha tido essa possibilidade de se realizar e ser feliz... Não está na hora de pensar que, além da profissão, da rotina que cansa, do que faço por fazer, devo criar outra possibilidade de articular meus dons e ganhar nova motivação de vida?

Ainda que seja um trabalho voluntário, um hobby, um projeto à parte, enfim...

Nunca é tarde para ser feliz! Nunca é tarde para refazer o projeto, ganhar nova motivação de vida e fazer a felicidade sua e dos outros.

Pense nisso! Ouse algo novo ou renove um projeto que você deixou de lado.   

            Não sepulte o seu talento! Valorize o investimento de Deus!

 
 

1º. de Setembro de 2012  

Santa Beatriz da Silva Menezes
 

Num momento de sofrimento recebeu a visita de Nossa Senhora e a incumbência de fundar a Ordem da Imaculada Conceição


Beatriz nasceu em 1424, em Ceuta, uma cidade que pertencia a Portugal. Sua família era de destaque na sociedade portuguesa. Seu pai, Rui Gomes da Silva, era  comandante do exército; e sua mãe se chamava Isabel de Menezes. Ao completar vinte anos, Beatriz foi para a corte da Espanha, pois sua tia Isabel, infanta de Portugal, que se casara com o rei de Castela, convidou a sobrinha para ser sua primeira dama de honra. Muito virtuosa e piedosa, achava que a vida do palácio não era muito compatível com seu jeito de ser e pensar, mas aceitou a nova função. E foi aí que sua provação se iniciou.

Beatriz era uma jovem muito bela fisicamente, além de ser amável, culta, inteligente e educada nas virtudes cristãs. Logo que chegou, despertou a admiração de todos, o que provocou o ciúme e a inveja da rainha, sua tia, que passou a maltratá-la e até a castigá-la sem razão alguma. Beatriz a tudo suportou sem falar nada para ninguém. Certa ocasião, a soberana tentou asfixiá-la, mantendo-a presa durante três dias numa arca sem ventilação, água e comida. Mas obrigada pelas circunstâncias, teve de soltar a sobrinha. Naquele período, Beatriz recebeu a graça de uma aparição de Nossa Senhora e a incumbência de fundar uma Ordem religiosa dedicada à Imaculada Conceição. 

Imediatamente, deixou a corte e ingressou no Mosteiro de São Domingos, em Toledo. Uma vez aceita, cobriu seu rosto com um véu branco por toda a vida.  Depois de trinta anos, conseguiu realizar a missão que a Virgem Maria lhe confiara.
Porém, dez dias antes da cerimônia em que todas professariam a nova Ordem, Beatriz teve uma nova aparição da Virgem Maria, que lhe comunicou que ela morreria na data da festa. Por isso professou os votos na véspera desse primeiro grupo e morreu feliz, no dia 1º de setembro de 1490. A fundadora sabia que tinha deixado na terra uma semente, recebida das mãos da Virgem Maria, e que germinaria pelos séculos afora, no mundo todo. 

Desde que se afastou da Corte, Beatriz havia adotado o costume de conservar sempre o rosto coberto, para evitar que sua beleza fosse ocasião de pecado.

Bem próximo de sua morte, quando recebia a Unção dos Enfermos, descobriram-lhe o rosto e, para grande surpresa, constatou-se que ela, embora tivesse mais de 60 anos de idade, tinha conservado a mesma fisionomia de jovem. Deus quis, por esse milagre, mostrar como Lhe era agradável e incorrupta a pureza de Santa Beatriz.

 

 
1º. de Setembro de 2012

Dia do Professor de Educação Física

Na vida moderna, a máxima latina "MENS SANA IN CORPORE SANE" Juvenal Sat. X, v356, ou seja, o Espírito Santo em um corpo são, é uma necessidade na vida sedentária atual, movida a controle remoto e digitalizada. Juvenal diz: "Que outra coisa se pode pedir a Deus a não ser a saúde da alma com a saúde do corpo?" Devemos aos professores de educação física, esses profissionais do bem estar, a necessidade vital de exercícios, recomendados por todos os médicos. Trata-se de uma prática preventiva de inúmeras doenças. A Hidroginástica, de baixo impacto, é altamente recomendada aos mais idosos. São profissionais necessários à nossa sadia sobrevivência, hoje aliados aos fisioterapeutas, imprescindíveis aos pacientes dos pós-operatórios.  

 

Atenção: Ligue, mande uma mensagem, faça uma homenagem a um professor de Educação física que você conhece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário