Últimos Posts

segunda-feira, 26 de novembro de 2012



 
 
 
 
 
 
 
 
26 de Novembro de 2012
 

Lucas 21,1-4
 

            Ao levantar os olhos, Jesus viu pessoas ricas depositando ofertas no cofre. Viu também uma viúva necessitada que deu duas moedinhas. E ele comentou: “Em verdade, vos digo: esta viúva pobre deu mais do que todos os outros. Pois todos eles depositaram como oferta parte do que tinham de sobra, mas ela, na sua pobreza, ofereceu tudo que tinha para viver.”
 

            Entendendo
 

            A OFERTA DE UMA VIÚVA FOI EXALTADA POR JESUS 

É bobagem nossa querer fazer com Deus o mesmo que, em muitas oportunidades, fazemos com as pessoas do nosso convívio. Deus é sábio e lê as intenções do nosso coração. Ele não se deixa impressionar pelas grandezas humanas.  

            Os ricos colocavam no cofre do lugar sagrado, grandes ofertas em dinheiro, e acreditavam estar fazendo grande coisa diante de Deus. A atitude deles humilhava aos que não tinham muito para ofertar, além de provocar inveja e espírito de competição. Eram exibidos, mas davam somente o supérfluo. 

            Por outro lado, as duas moedinhas colocadas pela pobre viúva tinham um valor grandioso para Deus. Oferecendo aquilo que lhe restava para viver, a mulher entregava-se toda nas mãos do Pai e fazia sua vida depender totalmente Dele. Ela não acreditava que o acúmulo fosse trazer-lhe a felicidade. Por isso, com toda a liberdade, foi capaz de arriscar tudo. Esta é a oferta que tem valor diante de Deus
 

Atualizando
 

            A “VIÚVA SANTA” DOS DIAS DE HOJE! 

Nestes 19 anos de padre, muitos foram os gestos de pessoas bondosas que pude observar. Lembro-me de um exemplo que cai bem no Evangelho de hoje, sobre a viúva pobre.

Quando trabalhava na Paróquia Senhor dos Passos, em Feira de Santana, na Bahia, uma senhora pobre, com aproximadamente 80 anos, cada vez que recebia a aposentadoria, vinha após a missa até a sacristia, abria minha mão discretamente, e colocava 20 reais embrulhados num papelzinho machucado. 

Na primeira vez fiquei constrangido, por ver que se tratava de uma senhora pobre e que essa quantia podia lhe fazer falta, enquanto eu estava bem servido pela paróquia. Disse então para ela: ‘Não precisa, a senhora deu sua oferta na missa. Estou satisfeito e bem recebido’. Mas ela insistia, e dizia que aquela quantia que me oferecia não tinha nada a ver com a oferta da Igreja e que era para minhas necessidades pessoais. 

Diante da firmeza daquela senhora, resolvi aceitar e acatar como um sinal de Deus para minha conversão, sobretudo no exercício da caridade com os mais necessitados. 

Fiquei 5 anos naquela bela paróquia e, enquanto estive, a velhinha foi fiel ao seu presente. Percebi nela o testemunho do desapego dos humildes no exercício do amor ao próximo. Seu exemplo confirma a observação de Jesus ao exaltar a esmola da viúva pobre do Evangelho de hoje.

 
 

 
26 de Novembro de 2012  

São Leonardo de Porto Maurício 

“Um grande missionário da Igreja. O santo da ‘Via-Sacra’ e da Imaculada Conceição” 

Paulo Jerônimo nasceu em 20 de dezembro 1676, em Porto Maurício, perto de Gênova, Itália. Filho do capitão da marinha Domingos Casanova. Sua mãe faleceu quando ele era muito pequeno e ele foi levado a Roma, para concluir os estudos no Colégio Romano. Depois, foi para o Retiro de São Boaventura, onde entrou para a Ordem Franciscana, tornou-se padre com 26 anos de idade e passou a usar o nome de frei Leonardo.

Atuou como sacerdote a maior parte da vida em Florença. Era um empolgante pregador, principalmente quando escolhia como tema a Paixão de Cristo. Percorreu toda a Itália exercendo esse ministério e, com isso, escreveu muitas obras de grande valor para os pregadores e para os fiéis. Santo Afonso de Ligório, seu contemporâneo, dizia que ele era o maior missionário do século XVIII.

O papa usou para a Igreja os dons de Leonardo, quando o enviou para uma delicada missão na ilha de Córsega. Tinha de restabelecer a concórdia entre os cidadãos. Apesar das graves divisões entre eles, Leonardo conseguiu um acordo de paz.

É considerado o salvador do Coliseu, ao promover pela primeira vez a liturgia da Via-Sacra naquele local, que definiu como santificado pelos martírios dos cristãos. A celebração da Via-Sacra em seu interior tornou-se tradição e a histórica construção passou a ser conservada. A tradição permanece, pois até hoje o próprio pontífice, toda Sexta-Feira da Paixão, faz a Via-Sacra no Coliseu, em Roma.

            São Leonardo foi devoto de Nossa Senhora e queria que a Igreja assumisse o dogma da Imaculada Conceição de Maria. Lutou muito por isso, mas não chegou a ver, pois faleceu antes, em 26 de novembro de 1751, com setenta e cinco anos de vida. Somente cento e três anos após, a Igreja reconheceu o dogma da Imaculada Conceição de Maria, em 1854.

            O Papa Pio XI o declarou padroeiro dos sacerdotes que se consagram às missões populares no mundo.
 
 

 
26 de Novembro de 2012 

Dia da Lembrança 

Comemora-se hoje, o Dia da Lembrança, ou seja, a recordação de momentos felizes de nossa vida. As recordações são muitas como: aquela festa, aquele almoço, o noivado, o casamento, aquele passeio marcante, aquele jantar especial, aquela conversa gostosa com os amigos, um passeio com os pais e irmãos.

Há várias maneiras de comemorar o Dia da Lembrança e uma delas é dando um cartão com uma poesia, não é preciso ser um poeta ou poetisa, um versinho ou trechos descrevendo o que esta pessoa significa para você e demonstrar que ela é muito importante e sempre lembrada em todos os dias da vida. Nesta data a pessoa pode refletir em todos os bons acontecimentos e convidar as pessoas para reviver estes momentos.

É claro que precisamos valorizar as pessoas a quem amamos todos os dias, mas este de hoje, é solene... Especial! Não deixemos escapar a felicidade por entre os dedos, pois nascemos para ser muito felizes. 

Fonte: pompeumg.com.br
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário