Últimos Posts

terça-feira, 27 de novembro de 2012




 
 
 
 
 
 
 
27 de Novembro de 2012
 

Lucas 21,5-11
 

            Algumas pessoas comentavam a respeito do templo, que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: “Admirais essas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”.

Mas eles perguntaram: “Mestre, quando será, e qual o sinal de que isso está para acontecer?”

Ele respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’, e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não andeis atrás dessa gente! Quando ouvirdes falar em guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que essas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”.

E Jesus continuou: “Há de se levantar povo contra povo e reino contra reino. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares; acontecerão coisas pavorosas, e haverá grandes sinais no céu”.
 

            Entendendo
 

            O TEMPLO SERÁ DESTRUÍDO PARA QUE ALGO NOVO ACONTEÇA 

A imponência do Santuário de Jerusalém, suas belas pedras e as grandes ofertas exibicionistas não impressionavam Jesus.  

Jesus percebia que aquele lugar tinha perdido o sentido sagrado de ser a “Casa de Deus”. Seus dirigentes se aproveitavam da boa fé dos peregrinos e transformavam o templo em lugar comercial, além de acobertar todo tipo de injustiça cometida contra o povo. O sacerdócio estava sob o domínio de um grupo privilegiado pouco preocupado com o povo, sobretudo os mais pobres. Perdendo sua finalidade ele podia vir a baixo, para que algo novo acontecesse. 

A destruição do templo eliminaria a falsa segurança religiosa de muita gente. E evitaria que se servissem do nome de Deus para acobertar maldades cometidas em nome da fé. É blasfêmia fazer o Deus verdadeiro compactuar com a injustiça e corrupção.  
 

Atualizando
 

E AS NOSSAS IGREJAS DE HOJE? 

            Jesus não é contrário à beleza das igrejas, suas arquiteturas modernas, seu conforto e bem estar; desde que tudo isso, corresponda a fé verdadeira daqueles que caminham nela. Aliás, se fôssemos pensar bem, a igreja da nossa comunidade deveria ser mais bonita e bem arrumada que nossas próprias residências.
            Tomemos por exemplo a escolha de uma igreja bonita para a realização de um casamento. Claro, na fase de sua juventude, o jovem é tomado pela beleza exterior, e ainda mais numa solenidade importante de sua vida como o casamento. Até aí tudo bem.
            O perigo é quando só fica nisso, e o sentido profundo do ato é lançado para segundo plano. É quando o essencial é a beleza da igreja, e o ato transformado em um evento eminentemente social, um desfile de modas, uma festa de alto requinte. “É aí que mora o perigo”!

 

 
 27 de Novembro de 2012  

Santa Catarina Labouré   

“A mensageira da Medalha Milagrosa”
        

            Catarina nasceu no dia 02 de maio de 1806, em Fain-les-Moutiers, um povoado da França com poucos habitantes. Era a nona filha de uma família simples e muito cristã. Quando completou nove anos de idade sua mãe faleceu e Catarina ao ver uma imagem de Nossa Senhora pegou-a em seus braços e disse: “Agora serás minha mãe!”.

            Catarina sempre obediente ao pai ajudou a cuidar de seus irmãos e da casa, com amor e muito zelo. Fazia diariamente suas orações, penitências e jejuns. A cada dia sua vocação em servir a Deus aumentava. Até que um dia sonhou com um sacerdote que lhe chamava para ir até ele, mais tarde descobriu que era São Vicente de Paulo, não teve mais duvidas e tomou a decisão de entrar no convento das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.

            Assim, no dia 21 de abril de 1830, Catarina aos 23 anos de idade foi aceita no convento. Logo que chegou ao convento começou a ter visões com São Vicente e depois com a Santíssima Virgem Maria, confusa contava em segredo suas visões ao seu confessor padre Aladel. No início ele não acreditava, achava que era fruto da imaginação.

            Nossa Senhora apareceu por três vezes a Catarina. Na terceira aparição, Nossa Senhora apresentou um modelo da medalha de Nossa Senhora das Graças, que tem o formato oval com a imagem de Nossa Senhora no centro e inscrito ao seu redor: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”.

            Maria disse a Catarina que quem usasse a medalha com confiança receberia graças. Catarina contou tudo ao padre Aladel, e desta vez, ele narrou os fatos ao arcebispo de Paris que concordou em mandar cunhar as medalhas para observar seus efeitos. Esta seria a melhor forma de saber se a história das aparições era verdadeira ou não.

            A devoção à medalha espalhou-se rapidamente, graças aos numerosos milagres testemunhados por aqueles que a usavam, por isso, passou a ser chamada de “Medalha Milagrosa”. Enquanto a fama da medalha corria o mundo, Catarina permanecia oculta em silêncio e com humildade, pois assim era a sua vontade.

            A mensageira de Nossa Senhora das Graças, faleceu no dia 31 de dezembro de 1876, com setenta anos de idade. E no ano de sua morte, mais de um bilhão de Medalhas Milagrosas já espalhavam graças pelo mundo. Foi beatificada em 1933 e canonizada em 1947, pelo Papa Pio XII.

 

 

 
27 de Novembro de 2012 

Dia da Criação do Fundo Monetário Internacional 

Em 27 de dezembro de 1945, era criado o ‘FMI’ - Fundo Monetário Internacional. Trata-se de uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamentos, através de assistência técnica e financeira. Sua criação ocorreu pouco antes do final da Segunda Guerra Mundial. Sua sede é em Washington, DC, Estados Unidos. Atualmente conta com 187 nações.

O FMI tem como objetivo básico zelar pela estabilidade do sistema monetário internacional, através da promoção, da cooperação e da consulta de assuntos monetários entre os seus 187 países membros. Com exceção de Coreia do Norte, Cuba, Liechtenstein, Andorra, Mônaco, Tuvalu e Nauru, todos os membros da ONU fazem parte do FMI.

 
Fonte: pt.wikipedia.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário