Últimos Posts

quarta-feira, 28 de novembro de 2012




 
 
 
 
 
 
 
28 de Novembro de 2012
 

Lucas 21,12-19
 

            Antes disso tudo, porém, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e jogados na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Será uma ocasião para dardes testemunho. Determinai não preparar vossa defesa, porque eu vos darei palavras tão acertadas que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. A alguns de vós matarão. Sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas nem um só fio de cabelo cairá da vossa cabeça. É pela vossa perseverança que conseguireis salvar a vossa vida!
 

            Entendendo
 

            A SABEDORIA EM TEMPO DE PERSEGUIÇÃO 

Jesus nunca afirmou que seria fácil viver neste mundo, ao contrário, preparou a todos para encarar os desafios. Falou de sofrimento e morte para que ninguém se enganasse a pensar que estaria livre disso. Ele sentiu que poderia ser o primeiro e, depois Dele, todos que o seguissem.  

Recomendou aos discípulos que fossem corajosos, não se deixassem abater pelo desânimo ou cansaço e não fugissem da luta. Disse que tivessem coragem de enfrentar até mesmo as autoridades, citando reis e imperadores que mandavam na época. Garantiu que se eles fizessem tudo em nome da fé, o Espírito colocaria em suas bocas as palavras necessárias para a defesa, diante das calúnias e dos falsos testemunhos.  

Portanto, aquele que tem fé e segue os princípios divinos tem força para resistir, mesmo pressionado, até por entes queridos. Assim, o testemunho comprova a sua fé e ele será um sinal, até mesmo para seus próprios perseguidores.
 

Atualizando
           

            NÃO É FÁCIL SER DIREITO NOS DIAS DE HOJE 

            Hoje a orientação de Jesus Cristo vai, principalmente, para aqueles que exercem responsabilidades nas instituições, assumem cargos de chefia, tomam decisões em funções influentes na sociedade.           

Vivemos num país onde grande parte das instituições está corrompida; partidos políticos desacreditados; corrupção; desvio de verbas; altos impostos sendo cobrados dando margem à sonegação... 

É neste contexto que as orientações de Jesus ganham sentido. 

Em outras palavras Ele pede que sejamos honestos, que não cedamos a falsas propostas, que não nos desanimemos por ver aqueles que procedem mal sendo promovidos e reconhecidos, pois, “a justiça de Deus tarda, mas não falha”. Ele garante ao que procede bem, que uma força do alto estará com ele e a sabedoria de Deus o acompanhará nos momentos difíceis.

                         

           
 
28 de Novembro de 2012  

São Tiago das Marcas 

“Um Grande pregador da Palavra” 

Tiago nasceu em Monteprandone, região das Marcas, Itália, em 1394. Seu nome de batismo era Domingos Gangali. Ficou órfão de pai e mãe quando era ainda criança, foi educado pelo tio, que o conduziu sabiamente no seguimento a Jesus Cristo. Estudou em Perugia, onde se diplomou em Direito Civil junto com o grande São João de Capistrano.

            Decidiu deixar a profissão para ingressar na Ordem dos Franciscanos, onde estudou Teologia e foi ordenado sacerdote. Quando recebeu o hábito, levou o nome de Tiago, que foi completado com o "das Marcas", em função de sua terra natal.

            Tiago das Marcas consagrou toda a sua vida à pregação. Percorreu Itália, Polônia, Boêmia, Bósnia e depois foi para a Hungria, em obediência a uma ordem direta de Roma.

            Acompanhou São João de Capistrano na pregação da Cruzada contra os turcos, e saíram vitoriosos em 1456, em Belgrado. Humilde e reto nos princípios de Cristo, nunca almejou galgar postos na Igreja, chegando a recusar o cargo de bispo de Milão.

Levava muito a sério sua vida espiritual e fazia constantes jejuns e penitências. Um dia pediu a Nossa Senhora de Loreto, a graça de pregar eficazmente as verdades eternas. A oração foi atendida e, desde então, sua palavra obteve verdadeiros prodígios conseguindo conversões que pareciam impossíveis.

            Ficou doente e faleceu em Nápoles, no dia 28 de novembro de 1476, com mais de 80 anos de idade. O papa Bento XII canonizou Tiago das Marcas, em 1726.

 

 

28 de Novembro de 2012 

Dia do Salva-Vidas 

As primeiras organizações de salva-vidas no mundo são oriundas da França, com a Societé Centrale de Sauvatage de Naufragés, em 1865 e os Hospitaliers Sauvateurs Bretons, em 1873, entidades que em 1901 foram reconhecidas como de Utilidade Pública.

Um dos alicerces da comemoração do dia dos salva-vidas é bíblico, onde menciona como sendo o dia 28 de dezembro, o dia de proteção do anjo Damabiah, da hierarquia do Arcanjo Gabriel, responsável pelo bem-estar das pessoas que vivem do mar, para o mar e próximos ao mar. 

Trazendo para os nossos dias, encontramos os salva-vidas nas piscinas, nas praias... Eles estão sempre lá, no alto, vigiando e observando os banhistas. A qualquer sinal de perigo mergulham na água para fazer o resgate. Já salvaram a vida de muitas pessoas, evitando o afogamento. Dar os primeiros socorros de forma adequada é fundamental para que a vítima não fique com sequelas.  

Muitas vezes vemos na praia sinais com avisos: correnteza forte, proibido para banho, entre outros. É muito importante respeitá-los e obedecer aos comandos do salva-vidas, afinal, eles estão nos protegendo. Salve nossos heróis! 

 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário