Últimos Posts

quinta-feira, 29 de novembro de 2012




 
 
 
 
 
 
 
29 de Novembro de 2012
 

Lucas 21,20-28
 

            “Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. Então, os que estiverem na Judéia fujam para as montanhas; os que estiverem na cidade afastem-se dela, e os que estiverem fora da cidade, nela nem entrem. Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras.

Ai das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá grande angústia na terra e ira contra este povo. Serão abatidos pela espada e levados presos para todas as nações. E Jerusalém será pisada pelos pagãos, até que se complete o tempo marcado para eles.

             Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, apavoradas com o bramido do mar e das ondas. As pessoas vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as potências celestes serão abaladas. Então, verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.
 

            Entendendo 
 

DESTRUIÇÃO X LIBERTAÇÃO 

O fato histórico do Evangelho de hoje é o relato da destruição de Jerusalém que aconteceu no ano 70, pelas tropas romanas, e a narração de sinais cósmicos de caráter apocalíptico, fazendo ligação com o fim do mundo e a vinda de Jesus, como juiz libertador. A destruição de Jerusalém teve um sabor de fim do mundo. De fato, era como se o mundo tivesse vindo a baixo. 

O fato já aconteceu, mas a Palavra de Deus é profética. Isso quer dizer que não se refere somente à realidade daquele momento, mas de todos os tempos. 

A descrição evangélica do “fim do mundo” reúne uma variedade de elementos. Seu objetivo é motivar a esperança e a perseverança no coração do discípulo. Não importa quando isto acontecerá. Importa, sim, que o cristão não esteja desprevenido. Vigilância e fidelidade acontecem quando se pratica a misericórdia.
 

Atualizando
 

            O FIM DO MUNDO “DE HOJE” ESTÁ PIOR DO QUE “O DE ONTEM”!          

            Um cristão consciente que faz uma caminhada de fé procura conhecer a Palavra e sabe fazer a leitura dos acontecimentos presentes, percebe que as catástrofes anunciadas por Jesus e compreendidas como “fim do mundo” estão acontecendo, e em escala pior do que a da época de Jesus.  

             A destruição de Jerusalém no ano 70, que fez cumprir a previsão profética de Jesus, foi pequena e insignificante em relação a tantos acontecimentos mais próximos de nós.  

Só para citar alguns fatos de “fim de mundo” hoje:  

Começando pelo Brasil: a guerra no estado de São Paulo entre o crime organizado e a polícia; a onda de violência e extermínio no estado de Santa Catarina. 

Indo para o mundo: o número de inocentes mortos nas últimas guerras; os confrontos atuais entre Israel e Palestina; o terrorismo que mata e provoca medo; a miséria da fome que continua matando em países do terceiro mundo, em época de tantas conquistas tecnológicas; a destruição da natureza, provocando o desequilíbrio no planeta; a queda das famílias e os desvios morais que afrontam o projeto natural de Deus...  

Tudo isso assusta mais do que as catástrofes do tempo de Jesus. Pensemos nisso!

 
 

 
29 de Novembro de 2012  

São Saturnino
 

“É um dos santos mais populares na França e na Espanha” 
  

Saturnino viveu no século III, sua origem era grega e era um dos sete bispos enviados por Roma para a evangelização das Gálias (futura França). Lá, foi o primeiro bispo da Diocese por ele mesmo fundada, em Toulouse.

O relato conta que Saturnino, após uma peregrinação pela Terra Santa, iniciou sua missão de evangelização no Egito, onde converteu um bom número de pagãos. Foi então para Roma, e fazendo uma longa viagem por vales e montanhas, chegou a Gália.

            Era uma época em que a Igreja, naquela região, contava com poucas comunidades cristãs e o número de fiéis diminuía. Ao mesmo tempo, aumentava o número de pessoas que prestava sacrifícios aos deuses nos templos pagãos.

            Por onde andava, pregava com fervor, e convertia quase todos os habitantes que encontrava. Consta que ele ordenou sacerdote Santo Honesto, e juntos, foram para a Espanha onde ele teria também batizado São Firmino.

            Havia um decreto do imperador proibindo e punindo com a morte, quem participasse de missas ou mesmo de simples reuniões cristãs.  Saturnino liderou os que não tinham medo de repressões, e continuou celebrando missas.

            Desse modo, ele e outros quarenta e oito cristãos acabaram sendo descobertos participando da missa, num domingo. Foram presos e julgados no Capitólio de Toulouse. O juiz ordenou ao bispo Saturnino que sacrificasse um touro em honra a Júpiter, deus pagão, para convencer os demais. Como se recusou, foi amarrado pelos pés ao pescoço do touro que o arrastou pela escadaria do templo. Morreu com os membros esfacelados. Por essa piedosa lembrança os toureiros na Espanha, o têm como seu protetor especial.

No local de sua morte, foi construída uma belíssima igreja dedicada a ele chamada, em francês, de Saint Sernin du Taur, que lá está com o nome de Nossa Senhora de Taur.

 

 

 29 de Novembro de 2012
 

Dia do “Milagre” dos Andes 

Em 29 de dezembro de 1972, 16 passageiros de um avião que caiu na Cordilheira dos Andes foram resgatados com vida. Eles permaneceram 72 dias suportando baixas temperaturas, precisando tomar decisões para sobreviverem. A mais cruel delas foi a de comer a carne dos cadáveres, seus próprios companheiros mortos para continuarem vivos.

O vôo 571 da Força Aérea Uruguaia tornou-se conhecido como a Tragédia dos Andes. A aeronave transportava 45 pessoas, incluindo um time de rugby. Mais de um quarto dos passageiros morreu durante e depois da queda. Dos que permaneceram vivos, oito acabaram mortos por uma avalanche que varreu o abrigo improvisado na fuselagem do avião. O último dos 16 sobreviventes foi resgatado apenas em 29 de dezembro de 1972, mais de dois meses após o acidente. 

O objetivo da viagem rumo a Santiago do Chile era participar de um jogo amistoso. Mas, no momento em que estavam sobrevoando a Cordilheira dos Andes, o avião não resistiu às más condições climáticas e despencou em uma geleira.
 
Fonte: blog.aleh.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário