Últimos Posts

segunda-feira, 29 de abril de 2013

evangelho_tit490

 

29 de Abril de 2013

 

pJoão 14,21-26

pQuem acolhe e observa os meus mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele. Judas (não o Iscariotes) perguntou-lhe: “Senhor, como se explica que tu te manifestarás a nós e não ao mundo?” Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras. E a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou. Eu vos tenho dito estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.

 

pEntendendo

 

O PAI, O FILHO, O ESPÍRITO E NÓS!

pTodos os acontecimentos da vida de Jesus resumem-se no mandamento do amor. Até nos momentos que Ele precisava ser duro e falar com autoridade, não escapava um só ato de desamor. Nessa dimensão, todo aquele que se propõe ser cristão vive a filosofia do amor sem violência e, assim procede, porque é educado pela Palavra pronunciada por Ele.

pGuardando a Palavra, ou seja, os seus mandamentos, o cristão vive o amor capaz de doar a vida pelos outros. Esse comportamento é resultado do trabalho de Jesus, em comunhão com Deus, e a aceitação do cristão. Logo, estabelece-se uma união de forças, ou rede divina de quatro pessoas que lutam pelo mesmo objetivo – a Trindade divina e o cristão.

pA partir do momento que o amor é canalizado no próximo, torna-se concreto, real. Sai da teoria consciente e racional ou sentimental, para uma prática transformadora e profética.

 

pAtualizando

 

ENDURECER SEM, JAMAIS, PERDER A TERNURA”


p
Certamente estão achando estranho começar com uma frase de Che Guevara, um líder revolucionário comunista. Não tenho dúvida que se tratava de um jovem idealista e, mesmo agindo com métodos diferentes de nós cristãos, tinha boas intenções em ver o seu povo liberto. Pena que o comunismo que ele defendia como ideal vai permanecer ineficaz, porque sua prática traz um regime ditatorial militar, com grande sofrimento para o povo.

pMas, deixando o comunismo e revolução de Che Guevara de lado, sua frase: “endurecer sem, jamais, perder a ternura” provoca impacto e pode ser aproveitada do lado cristão, mas, agora, com o revolucionário do amor, Jesus Cristo.

pO amor que Jesus defende, vindo do Pai, se traduz em gestos concretos. Mesmo nos momentos mais difíceis, Ele não foi violento. O “endurecer” da frase, pode ser traduzido como ser firme, defender ideias, ideais. Não se tratava de perder ou não perder a autoridade, e isso Ele demonstrou em atitudes diante dos comandantes do povo, e nos momentos de humilhação que passou.

pA “ternura” defendida pode representar o ser “manso e humilde de coração” que Jesus proclamou no Sermão da Montanha, ou Bem-aventuranças. A ternura que O levou a tratar e chamar os discípulos de “amigos”, o jeito amável que Ele atendia os humilhados, o choro solidário na morte de Lázaro...

pDiante disso é necessário buscar esse equilíbrio. De um lado ser firme quando defendemos valores, ideais que nos fazem crescer... Sempre tomando por base os princípios cristãos. Por outro lado, evitar todo tido de postura que nos torne arrogantes e autossuficientes no jeito de tratar o nosso semelhante. Que tenhamos para com o outro, respeito e caridade, virtudes que simbolizam a ternura...

 

separador2santo_do_dia

 

29 de Abril de 2013

 

Santa Catarina de Sena

 

Irmã leiga, analfabeta, declarada Doutora da Igreja”


pCatarina nasceu no dia 25 de março de 1347, em Sena, na Itália. Pertencia a uma família muito humilde e seus pais tiveram vinte e cinco filhos. Catarina tinha uma saúde frágil e vivia sempre doente, devido à dificuldade financeira de seus pais, não pode estudar.

pDesde pequena gostava de rezar, fazer penitências e jejuns, e com apenas sete anos de idade consagrou sua virgindade a Deus. Aos quinze anos entrou na Ordem Terceira de São Domingos, e passou a ser exemplo de oração e contemplação a Deus.

pQuando ficou adulta, Catarina ajudou muito a Igreja na luta pela unidade, pois embora analfabeta, ditou muitas cartas dirigidas ao povo, a reis, príncipes e governantes católicos pedindo que obedecessem ao verdadeiro Papa, já que na época, a Igreja enfrentava um Cisma com dois papas no trono de Pedro.

pCatarina enfrentou a peste europeia, que matou muitas pessoas. Ela trabalhou de forma incansável para ajudar as vítimas da peste e muitos se convertiam vendo as curas e milagres que Deus operava através dela.

pEm meio a tudo isso ainda deixou obras literárias, por ela ditadas, de alto valor histórico, místico e religioso, como o livro "Diálogo sobre a Divina Providência", lido, estudado e respeitado até hoje.

pSanta Catarina de Sena faleceu no dia 29 de abril de 1380, após sofrer um derrame aos trinta e três anos de idade.

pFoi canonizada em 29 de abril de 1461 e declarada "Doutora da Igreja" pelo papa Paulo VI em 1970.

 

separador2revendo_a_historia

 

29 de Abril de 2013

 

Dia Internacional da Dança

pO Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança comemorado no dia 29 de abril, foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982.

pAinda é uma efeméride nova e até mesmo desconhecida para muita gente, pois começou a ser realmente lembrada no Brasil nestes últimos anos. Cada vez mais, no entanto, artistas e profissionais da área reconhecem que é importante celebrar a data para, inclusive, dar maior visibilidade à dança, lembrar-se de sua importância e de suas demandas.

pAo criar o Dia Internacional da Dança a UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”.

pPor coincidência, entre os brasileiros a data também pode estar associada ao aniversário de uma personalidade de indiscutível importância: Marika Gidali, a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em 1971 em São Paulo, para inaugurar no Brasil uma nova maneira de se fazer e apreciar dança.

pO Dia Internacional da Dança é importante como mais um espaço de mobilização em torno deste assunto. Alguns dos objetivos desta comemoração é aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem melhores políticas públicas voltadas à dança.

pEnquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade oficial no mundo. Em particular, o professor Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional de Dança, disse em seu discurso em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública".

Fonte: pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário