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terça-feira, 30 de abril de 2013

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30 de Abril de 2013

 

pJoão 14,27-31a

p“Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração. Ouvistes o que eu vos disse: ‘Eu vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Disse-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais. Já não falarei mais convosco, pois vem o chefe deste mundo. Ele não pode nada contra mim. Mas é preciso que o mundo saiba que eu amo o Pai e faço como o Pai mandou”.

 

pEntendendo

 

A ALEGRIA DA MISSÃO CUMPRIDA

pJesus faz um comunicado e demonstra uma única preocupação quanto a sua partida. Comunica a sua morte. Tenta suavizar e busca tranquilizar os amigos discípulos, afirmando que eles deveriam ficar alegres por saber que Ele estaria indo para junto de seu Pai. Jesus sabia que, pelo lado humano, não seria fácil... Os discípulos estavam perdendo um amigo querido, com quem haviam tido um relacionamento de profunda confiança.

pA preocupação maior de Jesus não era com a sua morte, mas com as tentações e falsas propostas que surgiriam após a sua ausência física. Ou seja, o “Príncipe do Mundo”, como Ele chamou o inimigo, buscaria desviar os discípulos com todo tipo de dificuldades. De fato, aconteceu! Foram perseguições e mortes brutais com os seus seguidores (martírio). Para Ele, este motivo era causa de maior tristeza que a sua própria morte.

pApesar da incerteza do futuro, os discípulos deveriam alegrar-se. Para transmitir maior segurança fez um discurso na partida afirmando que estava indo preparar um lugar e levaria todos com Ele, e comparou o céu com uma morada, para deixá-los familiarizados com a ‘vida que nos espera’ (Cf. João 14,1-3).

 

pAtualizando

 

A MORTE TRAZ ALEGRIA?

pJesus percebeu que a qualquer momento podia ser morto, e fez discursos de despedida. Em um deles, no Evangelho de hoje, fez uma afirmação que surpreendeu os discípulos: “Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai”.

pTrazendo para nossa realidade atual, será que alguém chega ao nível elevado de fé a tal ponto de sentir alegria em saber que está perto de morrer, pelo fato de aproximar-se do seu encontro com Deus? É possível, mas muito difícil.

pA morte continua sendo o ato extremo que assusta a todos. Principalmente pelos vínculos que são estabelecidos por aqui. Constituímos família; vemos florescer nossos projetos, depois de tanta luta; criamos laços de amizade; aprendemos a conviver e nos familiarizar com as coisas daqui e nos especializamos em algumas áreas; criamos raízes... A morte nos leva a romper com tudo isso.

pSomente um estágio profundamente avançado de fé, leva-nos ao desapego a tudo isso. Não me refiro aqui a pessoas materialistas, que vivem obcecadas com o “ter” e “acumular”, e lidam de forma insensível com a realidade divina. Falo de uma pessoa que tem compromisso com a sua fé, mas que, ainda, não conseguiu chegar a tamanha conquista: encarar com alegria a passagem para a eternidade !

pEstamos a caminho! Que o Senhor Ressuscitado abençoe nossa caminhada de fé e nos ajude a tirar o medo, trabalhando em nós essa certeza como uma conquista!

 

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30 de Abril de 2013

 

São Pio V

Papa que fez grandes reformas na Igreja”


pAntônio Miguel Ghislieri nasceu no ano de 1504, em Bosco Marengo, na província de Alexandria, e, com quatorze anos, ingressou na Ordem Dominicana.

pOrdenou-se sacerdote, foi professor, superior do convento e superior provincial, depois se tornou bispo e, em 1566 foi nomeado papa, assumindo o nome de Pio V.

pSeu pontificado foi marcado por várias reformas e mudanças que fez dentro da Igreja. Acabou com o nepotismo, ou seja, regalias, cargos ou vantagens que os familiares dos papas eleitos recebiam. Implantou algumas mudanças no campo pastoral, que foram aprovadas no Concílio de Trento, como a obrigação de residência para os bispos, a clausura dos religiosos, o celibato e santidade de vida dos sacerdotes e as visitas pastorais dos bispos, entre outras medidas.

pTambém combateu fortemente a Reforma Protestante, além de conseguir a união dos países católicos.

pSão Pio V faleceu no dia primeiro de maio de 1572, com sessenta e oito anos. Foi beatificado em 1672, canonizado em 1712 e sua festa litúrgica é a 30 de abril.

 

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30 de Abril de 2013

 

Dia do Ferroviário


pO ferroviário, isto é, o trabalhador das estradas de ferro, também tem o seu dia. É o 30 de abril. Por quê? Porque em 30 de abril de 1854 inaugurou-se a primeira linha ferroviária do Brasil, numa viagem que contou com a ilustre presença do imperador
dom Pedro II e da imperatriz Tereza Cristina.

pA Estrada de Ferro Petrópolis, que tinha cerca de 14 km de trilhos, ligava o Rio de Janeiro a Raiz da Serra, na direção da cidade que batizou a ferrovia. Ela foi um empreendimento do empresário Irineu Evangelista de Sousa, que por isso recebeu do governo imperial o título de barão de Mauá.

pHoje, pode não parecer, mas as estradas de ferro e seus trabalhadores já foram muito importantes para o desenvolvimento de nosso país. A história do Brasil, em diversos sentidos, caminhou sobre os trilhos dos trens, puxada pelas locomotivas. Quer um exemplo surpreendente?

pA locomotiva da história

pEm 1930, Getúlio Vargas pegou um trem no Rio Grande do Sul e seguiu para o Rio de Janeiro, conduzindo as tropas gaúchas que iriam depor o presidente Washington Luís e começar um novo período da história nacional. Da mesma maneira, viajavam de trem as tropas paulistas que se insurgiram contra Getúlio em 1932, lutando pela promulgação de uma nova Constituição.

pNa década de 1950, o trem era o principal meio de transporte entre as duas maiores cidades do país: São Paulo e o Rio de Janeiro. A ponte aérea só surgiria em 1959. Contudo, não foi o avião que o presidente Juscelino Kubitschek trouxe para o Brasil, na virada da década de 50 para a de 1960, mas a indústria automobilística.

pCom isso, as estradas de ferro entram em decadência. Infelizmente, pois se trata de um meio de transporte eficiente, barato e limpo, no que se refere à poluição ambiental. Hoje em dia, a malha ferroviária do país chega somente a cerca de 30 mil quilômetros, utilizada em sua maioria para o transporte de carga.

pTrem-bala

pVocê pode estar pensando que isso é natural, que o trem era uma coisa do passado, que se tornou ultrapassada com o surgimento dos carros, dos ônibus, dos automóveis, mas isso absolutamente não é verdade. A importância do passado ressalta que as ferrovias também podem ser uma grande opção de transporte no futuro. Nas grandes cidades, os trens já são importantíssimos, transportando passageiros por debaixo da terra nos metrôs.

pAlém disso, a tecnologia ferroviária evolui muito ao longo de quase dois séculos. O trem-bala japonês, que une as cidades de Tóquio e Osaka, atinge uma velocidade média de 300Km/h. No Brasil o Ministério dos Transportes fala em abrir uma concorrência para criar uma PPP (Parceria Público-Privada) para a construção de um trem-bala entre o Rio de Janeiro e São Paulo.

pEle percorreria os 400Km que separa as duas cidades em uma hora e meia, viajando a uma velocidade média de 280Km/h. Este talvez já seja um bom motivo para se comemorar com entusiasmo o dia do ferroviário.

Fonte: www.educacao.uol.com.br

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