6 de Outubro de 2013
Dia do Doador de Medula
O dia 6 de outubro é o dia do Doador de Medula Óssea. A data proposta é uma referência ao primeiro transplante não aparentado de Medula Óssea realizado no Brasil, em 1995, com um doador identificado no Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que funciona do Rio de Janeiro.
A doação é um procedimento simples, é feita através de uma pequena cirurgia, de aproximadamente 90 minutos, em que são realizadas múltiplas punções, com agulhas, nos ossos posteriores da bacia, de onde é aspirada a medula. Retira-se um volume de medula do doador de, no máximo, 10%. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde do doador. Popularmente conhecido por “tutano”, a medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos.
A necessária criação do Dia do Doador Voluntário se justifica não só pela captação de doadores, mas também por ser uma questão de relevância pública, pois encontra respaldo na Constituição Federal de 1988, precisamente nos artigos 196 e 197. São preceitos legais que determinam a obrigatoriedade de políticas públicas no setor de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário