Últimos Posts

terça-feira, 15 de julho de 2014

15/07 - Mt 11,20-24

15 de Julho de 2014

evandia

Mateus 11,20-24

Então Jesus começou a censurar as cidades nas quais tinha sido realizada a maior parte de seus milagres, porque não se converteram. “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Se em Tiro e Sidônia se tivessem realizado os milagres feitos no meio de vós, há muito tempo teriam demonstrado arrependimento,vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza. Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Até o inferno serás rebaixada! Pois se os milagres realizados no meio de ti se tivessem produzido em Sodoma, ela existiria até hoje! Eu, porém, te digo: no dia do juízo, Sodoma terá uma sentença menos dura do que tu!”

Entendendo

JESUS PROFETIZA CONTRA DUAS
CIDADES. A CONSCIÊCNIA DE UM PECADO COLETIVO!

No evangelho de hoje, Jesus fala de uma situação diferente – o pecado coletivo. Três cidades que insistiam em ignorar os princípios de Deus e seguirem seus “guias cegos”: Corozaim, Betsaida e Cafarnaum se recusaram a acolher sua pregação e converter-se de seus pecados.

A pregação de Jesus tinha sido suficientemente clara, revelando as exigências de Deus para aquele povo. E mais, suas palavras haviam sido confirmadas por meio de numerosos milagres. Portanto, só lhes restava dar ouvidos às palavras de Jesus, e se converterem.

Ao falar duro, Jesus tentava dar uma sacudida e despertar o povo da sua incoerência. Citou Sodoma e Gomorra, duas cidades castigadas no Antigo Testamento, para que eles se tocassem sobre o futuro que teriam pela frente.

Atualizando

TODO PECADO INDIVIDUAL
É TAMBÉM UM PECADO SOCIAL?

“O mistério do pecado se compõe de uma dúplice ferida, que o pecador abre no seu próprio flanco e na relação com o próximo”.

Todo pecado é pessoal sob um aspecto; sob outro aspecto, todo pecado é social, porque tem também consequências sociais.

O pecado, em sentido verdadeiro e próprio, é sempre um ato da pessoa, porque é um ato de liberdade de alguém, individualmente, e não propriamente de um grupo ou de uma comunidade, mas a cada pecado se pode atribuir o caráter de pecado social, tendo em conta o fato de que cada ato praticado os outros sofrem as consequências.

Alguns pecados constituem, pelo próprio objeto, uma agres­são direta ao próximo. Tais pecados, em particular, se qualificam como pecados sociais. É igualmente social todo pecado cometido contra a justiça, quer nas relações de pessoa a pessoa, quer nas da pessoa com a comunidade, quer, ainda, nas da comunidade com a pessoa.

É social todo pecado contra os direitos da pessoa humana, a começar pelo direito à vida, incluindo o direito de nascer, ou contra a integridade física de alguém; todo pecado contra a liberdade de outrem, especialmente contra a suprema liberdade de crer em Deus e de adorá-lo; todo o pecado contra a dignidade e a honra do próximo.

Social é todo o pecado contra o bem comum e contra as suas exigências, em toda a ampla esfera dos direitos e dos deveres dos cidadãos. Enfim, é social aquele pecado que "diz respeito às relações entre as várias comunidades humanas. Estas relações nem sempre estão em sintonia com o desígnio de Deus, que no mundo quer justiça, liberdade e paz entre os indivíduos, os grupos, os povos”.

Compêndio da Doutrina Social da Igreja, 117-118

Nenhum comentário:

Postar um comentário