Últimos Posts

terça-feira, 22 de julho de 2014

22/07 - Santa Maria Madalena

22 de Julho de 2014

Santa Maria Madalena

clip_image002

“Amava tanto o Senhor que não se afastava do sepulcro, chorando, sentindo saudade daquele que julgava ter sido roubado

Maria Madalena nasceu em Magdala, Israel em 3 d.C., é descrita no Novo Testamento como uma das discípulas mais dedicadas de Jesus Cristo. É considerada santa pelas Igrejas Católica, Ortodoxa e Anglicana, sendo celebrada no dia 22 de julho.

A Igreja romana, seguindo São Gregório Magno, além de identificá-la como "pecadora", também a reconhece como Maria de Betânia, irmã de Lázaro, e as celebra com uma única festa.

Madalena acreditava que Jesus Cristo realmente era o Messias (Lc 8,2), e estava presente na crucificação e no funeral de Cristo, juntamente com Maria de Nazaré e outras mulheres (Mt 27,56). No sábado, após a crucificação, saiu do Calvário rumo a Jerusalém parar comprar perfumes, a fim de preparar o corpo de Cristo da forma como era de costume na época. Permaneceu na cidade durante todo o sábado e, no dia seguinte, de manhã muito cedo, "quando ainda estava escuro", foi ao sepulcro, e recebeu de um anjo a notícia de que Cristo havia ressuscitado e foi informar aos apóstolos (Mt 28,1-10).

São Gregório Magno comenta que Santa Maria Madalena amava tanto ao Senhor que não se afastava do sepulcro, chorando, sentindo saudade daquele que julgava ter sido roubado. Por isso, somente ela O viu, porque somente ela perseverara. Ele a compara a Davi, quando no Salmo diz: “Minha alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo” (Sl 41,3). Ao reconhecer Jesus, imediatamente O chama de Mestre.

O termo empregado por ela, "Rabuni", é mais solene que o habitual "Rabi", e é usado principalmente quando se refere a Deus, da mesma maneira o fez São Tomé. Madalena morreu com 60 anos, em Saint-Baume, na França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário