Últimos Posts

quinta-feira, 31 de julho de 2014

31/07 - Santo Inácio de Loyola

31 de Julho de 2014

Santo Inácio de Loyola

clip_image002


“Abandonou a vida militar e
fundou a Companhia de Jesus, os Jesuítas”

Inácio nasceu no dia 31 de maio de 1491, em Azpeitia, na Espanha. Pertencia a uma família rica, nobre e cristã, era o mais novo de treze irmãos. Ainda na adolescência, Inácio entrou para a carreira militar, e participou de várias batalhas.

Numa de suas batalhas, na qual defendia o castelo de Pamplona, em 1521, Inácio acabou sendo ferido na perna, e obrigado a ficar um tempo de repouso para se recuperar.

Foi nessa época, que ele começou a ler livros sobre a vida de Jesus e sobre a vida dos santos. Inácio foi tocado pela graça Divina, e assim que se recuperou, trocou a vida de militar por uma vida de dedicação a Deus.

Durante um ano, de 1522 a 1523, viveu retirado numa caverna em Manresa, como eremita e mendigo, o tempo todo em penitência, na solidão, passando as mais duras necessidades. Lá, durante esse período, preparou a base do seu livro mais importante: "Exercícios espirituais" - um manual para o crescimento do Espírito.

Decidiu servir a Deus cada vez mais e, após fazer uma peregrinação a Terra Santa e a Roma, Inácio resolveu estudar filosofia e teologia em Paris e Veneza. Em 1534, com mais seis companheiros, entre eles Francisco Xavier, funda a Companhia de Jesus, que recebe a aprovação do Papa Paulo III, em 1540. Inácio é escolhido para o cargo de superior-geral da Ordem.

Os jesuítas se espalharam pelo mundo. No Brasil, tiveram importante papel na conversão e proteção de indígenas durante a época colonial, além de contribuírem decisivamente para o ensino com colégios em diversos pontos do território nacional, que hoje integram a Rede Jesuíta de Educação.

Santo Inácio de Loyola faleceu com sessenta e cinco anos de idade, no dia 31 de julho de 1556, em Roma, na Itália. Foi canonizado em 1622, pelo papa Gregório XV, e declarado Padroeiro de Todos os Retiros Espirituais, pelo papa Pio XI em 1922.

Nenhum comentário:

Postar um comentário