Últimos Posts

segunda-feira, 7 de julho de 2014

O BOM LÍDER NÃO CENTRALIZA O PODER

clip_image002

O BOM LÍDER NÃO CENTRALIZA O PODER

 

“O bom líder não é aquele que trabalha por dez, mas faz dez trabalharem”. Diz um provérbio popular.

No Evangelho de hoje, Jesus escolhe os doze apóstolos, e depois de formá-los com seus ensinamentos, concede-lhes o poder de curar todo tipo de doença e enfermidade. É interessante perceber em Jesus um líder democrático que, embora tendo a responsabilidade soberana e divina de apresentar Deus, não centraliza Nele o poder, mas distribui funções. Ele ensina como deve ser um líder.

Existem alguns princípios que são fundamentais para exercer uma função de liderança. Um que deve ser primordial é a autoridade. Autoridade que não significa imposição, gritos, berros, ordens de cima para baixo, pois a verdadeira autoridade é conquistada com o testemunho de vida. A postura íntegra serve de referência e faz com que os comandados respeitem o líder.

O bom líder não centraliza nele as decisões. É democrático, participativo e, com isso, não perde sua autoridade, mas ao contrário, torna-se ainda mais respeitado. Confia nos seus comandados fazendo-os participar das decisões e trabalhos.

Outra característica do bom líder é ter em vista o crescimento dos seus comandados. Sabe que o seu comando deve ser bem conduzido e que ele estará formando continuadores. Admite até ser superado por estes, sem com isso sentir ciúmes ou outro tipo de sentimento menor, mas sim, prazer por sua competência administrativa.

Tudo isso vemos em Jesus Cristo, e isto fica claro nesta afirmação que Ele fez: “Aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai” (João 14,12).

O líder centralizador demonstra insegurança. O líder seguro é naturalmente respeitado pela sua autoridade e não pela prepotência que geralmente afasta os companheiros de equipe e espalha o temor, ao invés de despertar o respeito.

Pe. Rosivaldo Motta, CSsR

Nenhum comentário:

Postar um comentário