Últimos Posts

domingo, 24 de agosto de 2014

24/08 - São Bartolomeu Apóstolo

24 de Agosto de 2014

São Bartolomeu Apóstolo

clip_image001

No primeiro encontro com Jesus, recebe um grande elogio: “Aqui está um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento”

Bartolomeu nasceu e viveu no século I. Ele fez parte do grupo dos 12 apóstolos de Jesus. Nenhuma narração bíblica se refere a Bartolomeu, embora conste na lista dos doze. Segundo a Tradição, ele é o Natanael de que falam outras passagens, e isso fica evidente através da comparação entre os quatro Evangelhos. Natanael significa "Deus deu". O significado desse nome fica claro levando-se em conta que ele vinha de Caná, onde deve ter testemunhado a ação de Jesus nas Bodas de Caná (Jo 2, 1-11).

Como narra o Evangelho, Filipe comunicou a Natanael ou Bartolomeu, que havia encontrado o Messias, e que esse vinha de Nazaré. Natanael, cheio de preconceito, responde: "De Nazaré pode vir alguma coisa boa?" (Jo 1, 46a).

No seu primeiro encontro com Jesus, recebe um elogio: "Aqui está um verdadeiro Israelita, em quem não há fingimento" (Jo 1, 47), ao qual o apóstolo responde: "Como me conheces?" Jesus diz: "Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas sob a figueira". Com certeza se tratava de um momento crítico e decisivo na vida de Natanael. Após essa revelação de Jesus, Natanael faz a sua adesão ao Mestre com a seguinte profissão de fé: "Rabi, tu és o filho de Deus, tu és o Rei de Israel".

Segundo fontes históricas, São Bartolomeu teria pregado o Cristianismo até na Índia. A Tradição diz que o apóstolo morreu por esfolamento em Albanópolis, atual Derbent, na província russa de Daguestão, a mando do governador, tanto que na Capela Sistina ele é pintado segurando a própria pele na mão esquerda e, na outra, o instrumento de seu suplício, um alfange.

Segundo a Tradição, mais tarde suas relíquias foram levadas para a Europa e jazem em Roma, na igreja a ele dedicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário