Últimos Posts

domingo, 24 de agosto de 2014

24/08 - Mt 16,13-20

24 de Agosto de 2014

evandia

Mateus 16,13-20

Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos discípulos: “Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros ainda, Jeremias ou algum dos profetas”. “E vós”, retomou Jesus, “quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus então declarou: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. Em seguida, recomendou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo.

Entendendo

JESUS CUMPRE A PROMESSA, IMPLANTA
O REINO E NOMEIA A IGREJA PARA CONTINUAR O SEU REINADO!

“Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!” Perceba a importância desta resposta! Jesus de certa forma já sabia o que pensam acerca dele todas as pessoas. Mas queria ouvir daqueles que estavam mais próximas, qual sua opinião, porque de acordo com a resposta todo o projeto de salvação traçado pelo Pai que Ele veio dar cumprimento, seria bem ou mal sucedido, não em si mesmo, mas personalizado em cada vida que Ele veio resgatar.

A resposta de Jesus ainda traz outro significado, soa como uma convocação à Igreja para a missão de ser rocha firme para o mundo.

A missão especial de Pedro é diretamente confirmar os irmãos na fé, proclamar o Evangelho e assumir a prática da caridade entre as comunidades que estavam nascendo.

A mudança de nome vem carregada de sentido (Cefas-Rocha). Mostra a tarefa que Jesus pede a Pedro – ser firme como uma pedra, para que a Igreja não fracasse diante das dificuldades que iria enfrentar ao longo dos anos.

A entrega da chave simboliza o poder da Igreja, representada por Pedro, de “ligar e desligar”, expressão que era conhecida entre os judeus, para expressar o poder de interpretar a Lei de Moisés com autoridade. Utilizando esses termos Jesus está dizendo que a sua Igreja tem autoridade diante da Lei de Moisés. Portanto, a sua nova criação (Igreja) leva em consideração a tradição da Lei antiga e atualiza a nova proposta de Deus aos seus filhos.

Atualizando

OBJETIVO GERAL DA AÇÃO
EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

2011-2015

EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, (cf. Jo 10,10) rumo ao Reino definitivo.

URGÊNCIAS NA AÇÃO EVANGELIZADORA 2011-2015

• Igreja em estado permanente de missão
• Igreja: casa da iniciação à vida cristã
• Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral
• Igreja: comunidade de comunidades
• Igreja a serviço da vida plena para todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário