É PRECISO SABER O QUE QUER DA VIDA!
É necessário valorizar a maior riqueza que a pessoa tem – a vida!
É tomando consciência do que a vida representa que irei dar a ela o valor que merece. Já diz o provérbio popular, “ninguém ama o que não conhece!”
Não posso viver um dia após o outro, como diz o refrão da música de Zeca Pagodinho: “Deixa a vida me levar...” Nada de ser “Maria vai com as outras”...
Vez por outra é preciso parar e questionar a nossa própria existência: “Quem sou eu?”, “De onde vim?”, “O que estou fazendo aqui?”, “Para onde vou?”, “Qual o sentido da minha vida?”
Para nós, cristãos, Jesus Cristo é o modelo de como podemos organizar nossa vida na terra. Ele apresenta um projeto de vida bem definido. Vejamos.
Projeto de Jesus Cristo: Implantar o Reino de Deus na terra.
Objetivo geral: A salvação de todos.
Objetivo específico: Que Deus seja conhecido em todos os povos, raças e nações.
Estratégias: Curar os doentes, libertar os oprimidos, apresentar Deus como o Pai amoroso...
Meta: Recuperar as pessoas de corpo e mente para que, sadias, possam ser protagonistas de sua história e reconheçam seu Deus.
Tomando por base o projeto de Jesus Cristo devemos elaborar nosso projeto humano, organizar nossa vida, saber o que queremos e o que buscamos para “ser feliz”. A prioridade do nosso projeto pessoal deve ser sempre o plano superior – Deus – a partir daí, nossa vida familiar, profissional, social, esportiva, recreativa...
Há uma falha que facilmente constatamos nos projetos pessoais. Traçar o projeto, organizar tudo, sem colocar Deus em primeiro plano. Confiamos demais em nossa experiência, formação, capacidade intelectual, profissional... Decidimos e, depois de fracassar, buscamos Deus como “tapa-buraco”..., mesmo assim Ele não se recusa a ajudar-nos.
Em cada momento que Jesus partia para a execução de uma estratégia Ele rezava, queria que Deus participasse de cada acontecimento. Foi fazendo essa experiência que Ele nos ensinou, na oração do Pai-nosso, pedir ao Pai que fosse feita a vontade Dele, na terra e no céu, já que a nossa vontade humana é falha. Ao rezar o Pai-nosso procure seguir a recomendação de Jesus no seu projeto de vida!
Lembre-se que mesmo que o projeto seja abençoado por Deus surgirão cruzes e dificuldades. Desconfie de um projeto fácil demais. Jesus passou por dificuldades para mostrar que iríamos enfrentar desafios e momentos difíceis. Mas, deu a garantia de que, com Ele, superaríamos limites e alcançaríamos o objetivo maior!
Pe. Rosivaldo Motta, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário