Últimos Posts

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

28/01 - Mc 4,1-20

28 de Janeiro de 2015

evandia

Marcos 4,1-20

Jesus começou a ensinar, e uma grande multidão se ajuntou ao seu redor. Por isso, entrou num barco e sentou-se, enquanto toda a multidão ficava em terra, à beira-mar. Ele se pôs a ensinar-lhes muitas coisas em parábolas. “Escutai! O semeador saiu a semear. Ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e os passarinhos vieram e comeram. Outra parte caiu em terreno cheio de pedras, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, mas quando o sol saiu, a semente se queimou e secou, porque não tinha raízes. Outra parte caiu no meio dos espinhos; estes cresceram e a sufocaram, e por isso não deu fruto. E outras sementes caíram em terra boa; brotaram, cresceram e deram frutos: trinta, sessenta e até cem por um.” E acrescentou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!”

Entendendo

A PARÁBOLA DO SEMEADOR

Jesus continua sua missão de Mestre a ensinar os discípulos como eles deveriam responder às diversas reações que suas pregações poderiam causar, pois eles seriam seus continuadores. Jesus os alerta para não ficarem desiludidos ou terem otimismo ingênuo e depois ficarem frustrados com a reação dos ouvintes.

Falou das sementes que caíram nas margens da estrada e entre as pedras, e logo nasceram, mas não tinham profundidade, referindo-se aqueles que se empolgariam com os ensinamentos da Palavra nos primeiros momentos, mas depois se afastariam, por não serem perseverantes. São as pessoas de fé superficial, que nos momentos de dificuldades se afastam e buscam outras saídas ilusórias.

Falou também das sementes que caíram entre os espinhos, simbolizando aqueles que iriam ouvir os ensinamentos, acolhê-los com respeito, mas não seriam capazes de seguir os valores da vida divina, por darem prioridade às riquezas do mundo.

Por fim, Jesus falou da semente lançada em terra boa, aquela que iria encontrar corações abertos e humildes aos ensinamentos divinos, referindo-se aqueles que seguiriam a fé de forma comprometida, dispostos a fazer sua experiência de vida, tendo os valores de Deus como prioridade.

Atualizando

SEMENTES LANÇADAS NOS MOMENTOS DE CONFLITO

O conflito é inevitável, mas o combate é opcional. Use sua energia criativa dada por Deus para resolver conflitos, antes que se desenvolvam e transformem-se em combates.

As sementes lançadas em situações de conflito, talvez não atinjam a maturidade amanhã, na próxima semana ou até mesmo durante uma geração. Isto significará que você não deve semear as sementes? Não! Significa que deve semear as sementes IMEDIATAMENTE.

Nunca subestime o poder de uma semente de paz: o poder de uma palavra bondosa, uma semente de pedido de desculpas, um telefonema, uma explicação. Esta é a maneira como servimos ao Deus da paz.

(Extraído da obra The Inspirational Bible, de Max Lucado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário