Últimos Posts

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

29/01 - Dia do Assassinato de Mahatma Gandhi

29 de Janeiro de 2015

Dia do Assassinato de Mahatma Gandhi

clip_image002

Gandhi teve grande influência entre as comunidades hindu e muçulmana da Índia. Costuma-se dizer que ele terminava rixas apenas com sua presença. Gandhi posicionou-se veementemente contra qualquer plano que dividisse a Índia em dois estados, o que efetivamente aconteceu, criando a Índia - predominantemente hindu - e o Paquistão - predominantemente muçulmano.

No dia da transferência de poder, Gandhi não celebrou a independência com o resto da Índia, mas ao contrário, lamentou sozinho a divisão do país.

Gandhi tinha iniciado um jejum no dia 13 de janeiro de 1948, em protesto contra as violências cometidas por indianos e paquistaneses. No dia 20 daquele mês, sofreu um atentado: uma bomba foi lançada na sua direção, mas ninguém ficou ferido.

De 29 para 30 de janeiro de 1948, Gandhi foi assassinado a tiros, com 78 anos de idade, em Nova Déli, por Nathuram Godse, um hindu radical que responsabilizava Gandhi pelo enfraquecimento do novo governo, ao insistir no pagamento de certas dívidas ao Paquistão. Godse foi julgado, condenado e enforcado, indo de encontro ao último pedido de Gandhi que foi a não-punição do seu assassino.

O corpo de Mahatma Gandhi foi cremado e suas cinzas foram jogadas no rio Ganges. É significativo sobre a longa busca de Gandhi pelo seu deus o fato das suas últimas palavras serem um mantra popular na concepção hindu de um deus conhecido como Rama: "Hai Ram!" Este mantra é visto como um sinal de inspiração tanto para o espírito como para o idealismo político, associado a uma possibilidade de paz na unificação.

Fonte: pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário