04 de Fevereiro de 2015
São João de Brito
“Padre português que morreu na Índia evangelizando”
João nasceu no dia 1º de março de 1647, em Lisboa, Portugal. Seu pai era Salvador Pereira de Brito e sua mãe, D. Brites Pereira. No ano de 1640, seu pai foi enviado pelo rei Dom João IV para ser governador no Brasil.
João desde criança demonstrava o desejo pela evangelização. Estudou na Universidade de Coimbra, mas seu objetivo era a vida religiosa. Quando completou vinte e seis anos de idade foi ordenado sacerdote e entrou para a Companhia de Jesus.
Foi enviado para evangelizar na Índia. Viveu em Goa, depois foi para Malabar fazer um árduo trabalho de evangelização junto aos hindus. Há relatos que contam que João caminhava descalço, levando apenas uma manta de algodão e livros religiosos. Fazia-se parecido com os hindus, tanto nos costumes quanto no comportamento, para revelar a fé e pregar o cristianismo. Mesmo assim, sofreu perseguições, foi preso e torturado, mas nunca desistiu.
Voltou para Portugal, com o desejo de retornar para a Índia o mais rápido possível. Passado um tempo, após dar seu testemunho em vários colégios dos jesuítas em Portugal, retornou para a Índia. Quando chegou a Malabar deparou com um verdadeiro inferno: cristãos haviam sido mortos, suas casas e igrejas saqueadas e queimadas. Era uma revolta dos “sacerdotes hindus”, os brâmanes, especialmente contra cidadãos cristãos.
João de Brito foi preso e sofreu muito, e depois de ter as mãos e os pés cortados, foi degolado no dia 04 de fevereiro de 1693. Tinha quarenta e seis anos de idade. Foi canonizado pelo papa Pio XII, em 1947. Sua festa acontece no dia do seu martírio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário