06 de Fevereiro de 2015
São Paulo Miki e Companheiros
“Morreram defendendo o cristianismo no Japão”
Paulo Miki nasceu em 1564, no Japão, em uma família cristã, rica e nobre. Foi educado num colégio jesuíta, o que o ajudou a discernir sua vocação religiosa.
Quando se tornou sacerdote entrou para a Companhia de Jesus e se transformou num excelente pregador. Dedicou-se ao ensino do catecismo com muito zelo e obteve, nesse apostolado, muitas conversões.
Nessa época o Japão era governado pelo imperador Toyotomi Hideyoshi, que se tornou opositor e perseguidor dos cristãos. Muitos católicos foram expulsos do país, mas muitos também resistiram e defenderam o cristianismo.
A repressão era violenta para quem se dizia católico. Os primeiros que foram presos foram seis franciscanos, depois Paulo Miki com seus dois companheiros jesuítas, e dezessete leigos da Ordem Terceira.
Os vinte e seis cristãos sofreram terríveis humilhações e torturas públicas. Levados em cortejo de Meaco a Nagasaki foram alvo de zombaria pelas ruas e estradas, enquanto seguiam para o local onde seria executada a pena de morte, por crucificação.
A elevação sobre a qual os vinte e seis heróis de Jesus Cristo receberam o martírio pela crucificação, no dia 06 de fevereiro de 1597, ficou conhecida como Monte dos Mártires. Eles foram canonizados pelo Papa Pio IX, em 1862.
Nenhum comentário:
Postar um comentário