07 de Fevereiro de 2015
Dia do Gráfico
O gráfico é o profissional da tipografia, artes gráficas, ou, mais especificamente, da indústria gráfica, acostumado a lidar com máquinas, tinta e papel. Agora, também conta com o auxílio do computador, ferramenta cada vez mais usada no dia-a-dia da profissão.
De Guttenberg (inventor dos tipos móveis) à era da informática, a profissão de gráfico passou por mudanças. Se no início as letras rudimentares de chumbo serviam para o gráfico imprimir, hoje é impensável realizar o mesmo trabalho sem os recursos tecnológicos.
O gráfico viabiliza a produção de todos os tipos de impressos (livros, jornais, revistas, cartazes) e a confecção de artefatos de papelaria e cartonagem.
O processo mais utilizado na impressão de produtos editoriais, artigos de papelaria, formulários contínuos e embalagens rígidas é o offset. Com esta tecnologia é possível imprimir pequenas ou grandes tiragens em cores, ou preto e branco.
Na etapa do acabamento, o gráfico deve dar os últimos retoques no produto já impresso, que pode ser cortado, grampeado, colado e/ou dobrado. Acabado, visto e revisto, está pronto para o mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário