Últimos Posts

terça-feira, 24 de março de 2015

24/03 - Jo 8,21-30

24 de Março de 2015~

evandia

João 8,21-30

De novo, Jesus lhes disse: “Eu me vou, e vós me procurareis; mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”. [...] Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que ‘eu sou’, e que nada faço por mim mesmo, mas falo apenas aquilo que o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque eu sempre faço o que é do seu agrado”. Como falasse estas coisas, muitos passaram a crer nele.

Entendendo

JESUS REVELA O SEU NOME DIVINO: EU SOU!

Jesus se apresenta no evangelho de hoje como aquele que “é” - “Eu sou”. Utilizando o sentido gramatical dos verbos, o “ser” é diferente de “estar”. O “ser” imprime caráter, ele “é” – vem da origem. O “estar” é transitório, hoje pode ser de uma maneira, amanhã pode mudar. Deus “é” e não muda. Afirmando que “eu sou” Jesus está mostrando que traz uma marca original, Ele vem do Pai.

A rejeição dos judeus em não aceitar a apresentação de Jesus é porque Deus, no Antigo Testamento, havia revelado a Moisés o “Eu sou” como seu nome divino. As palavras de Jesus soaram, para a sensibilidade judaica, como verdadeiras blasfêmias. Para eles Jesus ousava em querer tomar o lugar de Deus.

O Mestre não tinha a pretensão de ocupar o lugar de Deus. Ao afirmar “Eu sou”, visava revelar a sua radical comunhão com o Pai, até o limite de afirmar sua plena união com Ele. O Pai a quem ele servia não era diferente do Deus da tradição do que os acusavam.

Atualizando

QUEM SOU EU?
NA SABEDORIA DE UM POETA A ARTE DE DIZER QUEM SOMOS!

Eu às vezes não entendo!
As pessoas em um jeito
De falar de todo mundo
Que não deve ser direito.
Aí eu fico pensando
Que isso não está bem.
As pessoas são quem são,
Ou são o que elas têm?
Eu queria que comigo
Fosse tudo diferente.
Se alguém pensasse em mim,
Soubesse que eu sou gente.
Falasse do que eu penso,
Lembrasse do que eu falo,
Pensasse no que eu faço
Soubesse por que me calo!
Porque eu não sou o que visto.
Eu sou do jeito que estou!
Não sou também o que eu tenho.
Eu sou mesmo quem eu sou!

Pedro Bandeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário