Últimos Posts

sexta-feira, 24 de abril de 2015

24/04 - Jo 6,52-59

24 de Abril de 2015

evandia

João 6,52-59

Os judeus discutiam entre si: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” Jesus disse: “Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. (...) Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por meio do Pai, assim aquele que de mim se alimenta viverá por meio de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram – e no entanto morreram. Quem se alimenta com este pão viverá para sempre”. Jesus falou estas coisas ensinando na sinagoga, em Cafarnaum.

Entendendo

AO AFIRMAR QUE DARIA SUA
CARNE PARA SER COMIDA, JESUS PROVOCA ALVORÇO!

Quando uma pessoa não aprofunda a fé, fica na superficialidade da matéria, não consegue sair do humano e não entende a linguagem divina. Jesus falava em dar a sua carne em alimento para a vida do mundo, e seus adversários imaginavam uma cena macabra da devoração de um ser humano. Jesus não falava de antropofagia, e sim, da Eucaristia. Referia-se à relação a ser estabelecida entre Ele e a comunidade dos discípulos, por meio do pão e do vinho transformados.

Pão e vinho seriam constituídos como sacramento da presença de Jesus. É o que hoje os católicos recebem na Eucaristia. Ao redor de uma mesa é que a comunidade de fé faz a experiência de comunhão profunda com o Ressuscitado. Ao comer o pão e beber o vinho, estabelece-se um novo vínculo com Deus, com a comunidade e com o semelhante.

Os discípulos e os primeiros cristãos assimilaram o corpo de Jesus, e se deixaram transformar por Ele. E resultava numa vida de experiência verdadeira por Cristo, com Cristo e em Cristo, de modo a garantir a vida eterna. Esta é uma bela herança que nós, cristãos de hoje, herdamos.

Atualizando

COMER A CARNE E BEBER O
SANGUE, UM ALIMENTO ESPIRITUAL!

Em nossa cultura, a frase pronunciada por Jesus, de que daria sua carne a ser comida, soa mal aos nossos ouvidos, e faz-nos lembrar de canibalismo. Num passado, não muito distante, em algumas tribos indígenas brasileiras os “Guerreiros Valentes”, que tinham fama de heróis e morriam nas batalhas, tinham seu corpo levado até a tribo e os mais jovens comiam a sua carne para se apossarem do seu espírito de herói.

Aqui, falamos de outra realidade, não de carne humana que se estraga, mas de carne divina – a Eucaristia – as substâncias materiais de pão e vinho são transubstanciadas por Jesus em seu Corpo e Sangue para ser nosso alimento. É um sinal da presença Dele que nos eterniza.

É um ritual para que a nossa razão compreenda o que a fé realiza em nós. Com o Corpo Dele somos transformados Nele, através de palavras, ensinamentos e obras. É uma tradição sagrada que têm continuidade há mais de dois mil anos de história.

Na Eucaristia Jesus se faz presença real e concreta em milhões e milhões de homens e mulheres todos os dias, em igrejas, capelas e recantos distantes... Em doentes e idosos que são visitados em hospitais, casas de saúde e residências, por ministros que conduzem a Hóstia Consagrada (Eucaristia), no mundo inteiro. Felizes aqueles que O conduzem e aqueles que Nele acreditam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário