Últimos Posts

sexta-feira, 24 de abril de 2015

24/04 - São Fidelis de Sigmaringa

24 de Abril de 2015

São Fidelis de Sigmaringa

clip_image001

“Morreu servindo e defendo a Igreja contra as heresias”

Fidélis nasceu em 1577, em Sigmaringen, Alemanha, de uma família nobre. Estudou filosofia e direito civil e canônico, na Universidade de Friburgo, na Suíça, onde se formou professor e advogado em 1601.

Durante alguns anos, exerceu a profissão de advogado e recebeu o apelido de "advogado dos pobres", porque não se negava a trabalhar gratuitamente aos que não tinham dinheiro para pagar.

Quando completou trinta e cinco anos de idade, descobriu sua vocação em servir a Deus. Abandonou tudo e se ordenou sacerdote, na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, de Friburgo.

Era intelectual e escreveu muitos livros. Atendendo a um pedido do papa Gregório XV foi para a Suíça para combater a heresia calvinista. Na Suiça foi acusado de espionagem, e os calvinistas tramaram a sua morte; o que veio a ocorreu após uma missa em Grusch, depois de fazer um fervoroso sermão em favor da disciplina e obediência dos cristãos à Santa Sé. Tinha quarenta e cinco anos de idade.

Mais tarde foi encontrado, em suas anotações, um bilhete escrito dez dias antes de sua morte, dizendo que sabia que seria assassinado, mas que morreria com alegria por amor a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Quando foi ferido por um golpe de espada pelos inimigos, pôs-se de joelhos, perdoou os seus assassinos e, rezando, abençoou a todos antes de morrer, no dia 24 de abril de 1622, com 45 anos. Foi canonizado em 1724 pelo papa Bento XIV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário