Últimos Posts

domingo, 26 de abril de 2015

26/04 - Jo 10,11-18

26 de Abril de 2015

evandia

João 10,11-18

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O assalariado, que não é pastor e a quem as ovelhas não pertencem, vê o lobo chegar e foge; e o lobo as ataca e as dispersa. Por ser apenas um assalariado, ele não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. (...) É por isso que o Pai me ama: porque dou a minha vida. E assim, eu a recebo de novo. Ninguém me tira a vida, mas eu a dou por própria vontade. Eu tenho poder de dá-la, como tenho poder de recebê-la de novo.”

Entendendo

JESUS, O PASTOR QUE CONHECE
SUAS OVELHAS E AS CHAMA PELO NOME!

Jesus hoje se declara como o bom pastor. A imagem do pastor e das ovelhas é comum nos textos dos profetas do Antigo Testamento, sendo o povo de Israel as ovelhas de Javé.

O mercenário, que na leitura acima é classificado como assalariado (alusão aos fariseus e chefes religiosos de Jerusalém), não se importa com as ovelhas. O que lhe importa é o dinheiro.

Jesus é o bom pastor que dá a vida por suas ovelhas. Como bom pastor, ele conhece suas ovelhas e elas o conhecem. O conhecimento é fruto do convívio e do diálogo, e gera o amor. Ele mantém uma relação pessoal e amorosa com cada um. Chama cada um pelo nome e fala direto ao coração.

As relações de conhecimento e amor de Jesus não se restringem a um único rebanho, a um único grupo de eleitos. O dom da vida de Jesus tem um alcance universal. O vínculo de união em torno de Jesus é amor que liberta, promove a justiça e gera a vida, e não é restrito a nenhum grupo religioso em particular.

Atualizando

CONHECENDO AS OVELHAS E APRENDENDO
A SER PASTOR(A): Pai, Mãe, Patrão, Professor, Padre...

· A vida de uma ovelha depende muito do tipo de pastor que ela tem. Se a ovelha tiver um pastor malvado e cruel, provavelmente sofrerá e sua vida será difícil. Ou se o pastor for preguiçoso e não tomar conta da ovelha, ela pode passar fome e até morrer de inanição!

Mas se o pastor for delicado e corajoso, e não pensar primeiro em si mesmo, a ovelha será saudável, forte, satisfeita e feliz.

· Mais do que qualquer outro tipo de animal, as ovelhas precisam de atenção e cuidado. O pastor precisa proteger as ovelhas de tigres, lobos, cães e ladrões o tempo todo do dia e da noite. (Deus é assim, protege o tempo).

· As ovelhas são animais tímidos e medrosos. Elas se apavoram com muita facilidade e esse medo as impede de fazer muitas coisas que são boas para elas.

· As ovelhas têm “mentalidade de massa” – elas têm “instinto de turba”. Elas farão o que todas as outras ovelhas estiverem fazendo! Se uma ovelha se apavora e corre, todas as outras correm juntas, sabendo ou não o porquê de estarem correndo.

· As ovelhas são animais de hábito. Elas gostam de seguir as mesmas trilhas vez após vez. Continuarão pastando na mesma terra até praticamente destruir o pasto – e comerão grama ruim!

· As ovelhas são conhecidas como animais muito teimosos. Elas precisam de um pastor para guiá-las no rumo certo.

· As ovelhas são animais sem iniciativa em momentos de perigo. Às vezes, simplesmente, ficarão paralisadas se houver perigo por perto. E nem sequer tentarão correr em busca de segurança; entrarão em pânico e viram presas fáceis.

· A ovelha mais velha, em geral, tem posição mais alta de poder. Se  uma ovelha mais jovem estiver comendo num trecho de grama que a mais velha deseje, ela cabeceará a mais jovem para tira-la dali! A mais jovem fará exatamente a mesma coisa com aquelas que forem mais novas do que ela. Mas quando o pastor chega perto, as ovelhas se esquecem do motivo pelo qual estavam brigando e se comportam bem.

· A ovelha precisa de terra boa para se alimentar ou ficará faminta! Se a ovelha ficar com fome, ela se manterá em pé e não sairá à procura de alimento para satisfazer sua fome. Elas não dormem se estiverem com fome, ficam nervosas e perturbadas com muita facilidade, e se não se alimentarem com comida certa, qualquer coisa as perturbará.

· As ovelhas são perturbadas por muitos insetos diferentes – todos os tipos de moscas, pernilongos, borrachudos e outros insetos voadores. Muitos desses insetos miram direto o focinho das ovelhas! Se entrarem no focinho, eles podem pôr ovos. Quando esses ovos se desenvolvem, as larvas entram nas passagens do focinho e causam inchaço, irritações e às vezes cegueira.

· No aprisco – o lugar onde as ovelhas dormem – o pastor se deita na entrada ou porta para guardá-las. Se ladrões ou predadores tentarem entrar e ferir as ovelhas, têm de passar por cima do pastor – porque ele é a porta.

Depois desta leitura, faça uma reflexão e veja como as ovelhas podem lhe ensinar, e que tipo de pastor você está sendo, em relação às pessoas que estão sob o seu comando.

(Baseado no livro: “Deus, onde estás?”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário