Últimos Posts

segunda-feira, 27 de abril de 2015

27/04 - Dia do Empregado Doméstico

27 de Abril de 2015

Dia do Empregado Doméstico

clip_image001

Empregado doméstico é aquele maior de 18 anos que, mediante pagamento, presta serviços de natureza contínua e com finalidade não lucrativa, no âmbito da residência de uma pessoa ou família.

São empregados domésticos: a governanta, o motorista particular, o acompanhante de idosos ou doentes, a babá, o mordomo, o caseiro, o/a cozinheiro (a), o/a faxineira, o vigia, etc. - Sempre que a atividade exercida não se preste a finalidade lucrativa. Por exemplo: cozinheiros, faxineiros ou vigias de uma empresa não são empregados domésticos

Em 19 de março de 2013 o Senado Federal aprovou, em primeiro turno, por unanimidade, proposta de “Emenda” à Constituição, para estabelecer a igualdade de direitos trabalhistas entre os empregados domésticos e os demais trabalhadores urbanos e rurais. A proposta amplia os direitos trabalhistas de trabalhadores domésticos.

Trabalhadores domésticos diaristas

Em 30 de maio de 2012, a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados aprovou a regulamentação da profissão de diarista.

O texto do Senado considera diarista o trabalhador que presta serviço no máximo uma vez por semana para o mesmo contratante, em ambiente residencial, sem vínculo empregatício, recebendo o pagamento pelos serviços prestados no dia em que o serviço é prestado.

Fonte: pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário