Últimos Posts

domingo, 19 de julho de 2015

19/07 - Mc 6,30-34

19 de Julho de 2015

evandia

Marcos 6,30-34

Os apóstolos se reuniram junto de Jesus e lhe contaram tudo o que tinham feito e ensinado. Ele disse-lhes: “Vinde, a sós, para um lugar deserto, e descansai um pouco!” Foram, então, de barco, para um lugar deserto, a sós. Muitos os viram partir e perceberam a intenção; saíram então de todas as cidades e, a pé, correram à frente e chegaram lá antes deles. Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão e encheu-se de compaixão por eles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E começou, então, a ensinar-lhes muitas coisas.

Entendendo

JESUS CONVIDA OS APÓSTOLOS
A UM PASSEIO E DESCANSO MERECIDOS

Jesus demonstra, neste evangelho, ser um pastor preocupado e sensível com as necessidades humanas. Por um lado, preocupa-se com o cansaço físico dos apóstolos que chegaram empolgados com o resultado da missão, e não falaram em cansaço, mas Ele percebeu seu esgotamento físico e propôs uma saída para um passeio merecido. Por outro lado, preocupou-se com a situação de abandono e fome que o povo se encontrava.

O povo carente não “arredava o pé” de Jesus e O segue onde quer que Ele vá. Não percebia que Jesus e seus apóstolos tinham necessidade humana de se alimentar na hora certa e de descansar. O passeio é interrompido por esse povo. E agora, fazer o que? O Mestre não reclama, interrompe o passeio e atende carinhosamente a multidão.

Jesus mostra seu lado humano, amoroso e solidário, confirmado mais tarde em uma de suas promessas: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados... e eu os aliviarei...” (Mt 11,28).

Atualizando

O DESCANSO COMO EQUILÍBRIO, E O TRABALHO EM
EXCESSO COMO FUGA DE UM PROBLEMA A SER RESOLVIDO

Vivemos numa correria desenfreada, em ambientes de trabalho em que todos têm de estar ligados em tudo, o dia inteiro, sentados à frente da tela de um computador, ou correndo pra lá e pra cá nas  atividades do dia.

Tirar um tempinho para realizar uma atividade que proporcione um momento de tranquilidade e relaxamento é importante para que o corpo viva e produza de forma sadia. O cansaço pode comprometer a própria fé.

Existem pessoas hiperativas que não conseguem parar um só instante. Isso não é bom. Mesmo porque o corpo humano, por mais acostumado ao trabalho que esteja não é máquina, ele é frágil e necessita de descanso. Aliás, devemos perguntar a nós mesmos se o trabalho em excesso não está sendo usado como fuga de algo que precisa ser resolvido!

Assim como alguns se refugiam no cigarro, na bebida, no sexo para canalizar uma carência pessoal, o trabalho pode ser uma fuga de um problema mal resolvido. Nem sempre a pessoa que busca o trabalho é por ser trabalhadora, mas como forma de terapia diante da situação em que passa sua vida pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário