Últimos Posts

sábado, 22 de agosto de 2015

22/08 - Lc 1,26-38

22 de Agosto de 2015

evandia

Lucas 1,26-38

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo". Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande, chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim". Maria perguntou ao anjo: "Como se fará isso, pois não conheço homem?" Respondeu-lhe o anjo: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível".
Então disse Maria: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra". E o anjo afastou-se dela.

Entendendo

“O ANJO DO SENHOR ANUNCIOU A MARIA!”

O Evangelho de hoje é muito especial. É o comunicado oficial do cumprimento da promessa que Deus fez ao seu povo: Ele mandaria o seu filho com um novo projeto para a humanidade. Diante disso, permitam-me alongar um pouco e fragmentar a reflexão, pois o texto vem cheio de riquezas nas entrelinhas.

1. ... “Quando Isabel estava no sexto mês”... A vinda de Jesus está ligada à vinda de seu primo João Batista, ambos vêm com uma missão divina. Para reforçar ainda mais esse planejamento de Deus, os dois nascem de maneira extraordinária, Jesus de uma virgem; João Batista de uma idosa que já havia passado do tempo de ter filho.

2. ... “O anjo Gabriel foi enviado por Deus”. Os anjos são as criaturas mais próximas de Deus, são os mensageiros das boas notícias.

3. ... “a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré”. Deus faz o seu filho nascer em uma região discriminada, pois nela havia mistura de raças. Era chamada: “Galileia das Nações”.

4. ... “a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi”. Ao definir “uma virgem” e “um homem” mostra que é gente comum, do meio do povo. Não é nenhum homem ou mulher de destaque. Ao informar, “casa de Davi”, indica que a escolha é dos descendentes do povo de Deus, dos descendentes de Abraão.

5. ... “Alegra-te, cheia de graça! - O Senhor está contigo”. A primeira palavra é derivada da “alegria”. Ou seja, o Deus em quem acreditamos é o Deus da alegria, das boas notícias. O complemento “o Senhor está contigo”, mostra o motivo da alegria. A pessoa que está com Deus é uma pessoa alto astral, alegre, vibrante.

6. ... “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus”. Se o anjo falou para Maria não ter medo é porque, certamente, o humano nela falou forte com o impacto da notícia, fazendo-a sentir medo. O complemento do anjo de que ela havia encontrado graça junto de Deus, mostra que Maria foi escolhida, também, porque se tratava de uma pessoa que fazia por merecer a confiança de Deus.

7. ... “Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus”. O nome Jesus foi uma escolha de Deus. Era um nome comum na época. Isso mostra um Deus próximo do seu povo. O nome “Jesus” representava o lado humano do filho de Deus; “Cristo”, sua natureza divina. Portanto: Jesus (o homem), Cristo (o ungido de Deus).

8. ... “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?” Maria questionou o anjo, quis saber como iria acontecer essa gravidez já que no processo normal a mulher deveria ter relação carnal com o homem, e ela nunca teve. Isso mostra que a fé de Maria não é cega, ou ingênua, é fé consciente, de alguém que busca conhecer, para amar mais profundamente.

9. ... “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Após conhecer a proposta de Deus ela tem consciência da escolha, e reconhece que é uma proposta do Deus que ela acredita. Não consulta seus pais, nem o futuro marido... Joga-se nos braços do Pai para que Ele se sirva do seu útero, e de todo o seu ser.

Atualizando

UM ANJO EM MINHA VIDA

Durante toda minha vida,
muitas pessoas passaram por mim,
dia após dia.
Mas somente algumas dessas,
ficarão para sempre em minha memória.
Essas pessoas são ditas amigas,
e as levarei para sempre em meu coração,
às vezes pelo simples fato de terem
cruzado meu caminho,
às vezes pelo simples fato de terem dito
uma única palavra de conforto quando eu precisei.
Às vezes por ter me dado um minuto de sua atenção,
e me ouvido falar de angústias,
medos, vitórias, derrotas...
Às vezes por terem confiado em mim,
e me contado também seus problemas,
angústias, vitórias, derrotas...
Isso é ser amigo: é ouvir, é confiar, é amar.
E amigos de verdade,
ficam para sempre em nossos corações,
assim como as pegadas na alma, que são indestrutíveis.
À você meu amigo:
você é muito especial e importante para mim.
Sua amizade tem um valor enorme,
e nada que eu possa dizer,
pode ser tão especial ou mais significativo
do que sua amizade para mim.
Permita-me não apenas chamar-te – AMIGO –
mas de ANJO BOM que Deus colocou em
Meu caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário