Últimos Posts

sábado, 5 de setembro de 2015

05/09 - Madre Teresa de Calcutá

05 de Setembro de 2015

Madre Teresa de Calcutá

clip_image002

“A bem aventurada fundou a Congregação das Missionárias da Caridade para cuidar dos doentes, pobres e excluídos”.

Filha de Nicolau e Rosa, Agnes Gouxha Bojaxhiu, madre Teresa de Calcutá, nasceu, no dia 27 de agosto de 1910, em Skopje, Iugoslávia. Teve mais dois irmãos e cresceu em ambiente cristão. Na época escolar, Agnes tornou-se membro de uma associação católica para crianças, a Congregação Mariana. Aos doze anos, já tinha certeza de sua vocação religiosa, e gostava da obra dos missionários.

Agnes ingressou na Congregação das Irmãs de Loreto, que trabalhavam como missionárias em sua região. Quando fez os votos, adotou o nome Teresa, em homenagem a Teresa de Lisieux, padroeira dos missionários.

Durante dezessete anos a irmã Teresa ensinou história e geografia no colégio da Congregação, em Calcutá, para alunos da classe alta da sociedade. Ficava impressionada quando saía às ruas e se deparava com a pobreza generalizada, crianças e velhos doentes sem ter a quem recorrer. Tocada profundamente por esses abandonos, decidiu no dia 10 de setembro de 1946, deixar o conforto do colégio da Congregação para ir misturar-se aos pobres e excluídos, primeiramente na cidade de Motijhil. Juntou cinco crianças de um bairro miserável e passou a dar-lhes escola.

Passados dez dias, já se somavam cinquenta crianças. O seu trabalho começou a ficar conhecido e a solidariedade do povo começou a chegar com donativos e trabalho voluntário. Aos poucos, outras religiosas foram juntar-se a ela nesse serviço aos mais pobres. Nascia a Congregação das Missionárias da Caridade, que teve seu estatuto aprovado em 1950, sendo madre Tereza, a superiora da Congregação.

A tarefa principal das missionárias era recolher os doentes abandonados nas ruas e trazer para serem cuidados, alimentados e acomodados junto delas. Para as irmãs cada corpo chagado representava Cristo, por isso cuidavam com muito amor e carinho.

Reconhecido universalmente, o trabalho de madre Teresa rendeu-lhe o prêmio Nobel da Paz, em 17 de outubro de 1979. Esse foi um dos muitos prêmios recebidos pela religiosa devido ao seu trabalho humanitário. Nesse período, sua obra já havia se espalhado pela Ásia, Europa, África, Oceania e Américas.

No dia 05 de setembro de 1997, aos 87 anos, madre Teresa veio a falecer de um ataque cardíaco, na Índia. Seu velório foi transmitido pela televisão do mundo inteiro, e várias personalidades mundiais se fizeram presentes para prestar-lhe homenagem.

Em 2003, o papa João Paulo II, seu amigo, ao comemorar o jubileu de prata do seu pontificado, beatificou madre Teresa de Calcutá, reconhecida mundialmente como a "Mãe dos Pobres". Na emocionante solenidade, o Sumo Pontífice disse:

"Segue viva em minha memória sua diminuta figura, dobrada por uma existência transcorrida a serviço dos mais pobres entre os mais pobres, porém sempre carregada de uma inesgotável energia interior: a energia do amor de Cristo".

“Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso” (Madre Teresa de Calcutá).

Nenhum comentário:

Postar um comentário