Últimos Posts

terça-feira, 24 de novembro de 2015

24/11 - Lc 21,5-11 h

24 de Novembro de 2015

evandia

Lucas 21,5-11 h

Naquele tempo, como chamassem a atenção de Jesus para a construção do templo feito de belas pedras e revestido de ricos donativos, Jesus disse: “Dias virão em que destas coisas que vedes não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído”. Então o interrogaram: “Mestre, quando acontecerá isso? E que sinal haverá para saber-se que isso se vai cumprir?” Jesus respondeu: “Vede que não sejais enganados. Muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu’; e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais após eles. Quando ouvirdes falar de guerras e de tumultos, não vos assusteis; porque é necessário que isso aconteça primeiro, mas não virá logo o fim”. Disse-lhes também: “Levantar-se-ão nação contra nação e reino contra reino. Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu”.

Entendendo

A DESTRUIÇÃO DO TEMPLO:
“NÃO FICARÁ PEDRA SOBRE PEDRA!”

Os judeus tinham profunda admiração pelo majestoso Templo, o Santuário de Jerusalém. Era espécie de orgulho nacional que ia além do sentido religioso e ganhava uma motivação nacionalista. Guardando as devidas proporções é o que representa hoje, o Cristo Redentor para o povo brasileiro. Dizer para um judeu que o Templo seria destruído era como anunciar o “fim do mundo”. Por isso, a afirmação de Jesus “cai como uma bomba”.

A profecia de Jesus sobre a destruição do Templo aconteceu de duas maneiras. A primeira, o Templo representando seu Corpo derrubado, morto e ressuscitado no terceiro dia. A segunda foi a destruição do Templo no ano 70 d.C., quando Jerusalém foi invadida pelas forças de Tito.

Na segunda parte do Evangelho, Jesus também profetiza guerras, tumultos, terremotos, fome e pestes. Estamos vendo essa realidade acontecer no planeta Terra. Países em guerra, crianças morrendo de fome e sendo violentadas, doenças que exterminam populações inteiras... Seria o fim dos tempos? Só Deus sabe! Da nossa parte, basta estar com Ele para enfrentar qualquer desafio, até mesmo a morte.

Atualizando

OS CRISTÃOS DIANTE DO
TERRORISMO QUE ASSUSTA O MUNDO!

A narrativa de dois jovens libaneses que nos apresentam fatos recentes, vividos pelos seus amigos na Síria, Jordânia e Iraque. Do sofrimento compartilhado a uma nova esperança.

clip_image001

Somos dois jovens libaneses e agradecemos a oportunidade que nos foi dada de falar diante desta assembléia muito qualificada, chamada a acolher os anseios e as demandas do povo para transformá-los em leis e serviço ao homem”.

Como já se sabe o Oriente Médio vive uma das páginas mais sangrentas da história da humanidade. Diante de tanto horror, o exemplo extraordinário de pessoas condenadas à morte que recusam renegar a própria religião, que rezam pelos seus perseguidores e que, ainda vivos, perdoam os massacres – como aconteceu aos 21 coptos, mortos na Líbia, no mês de fevereiro passado -, nos interpela profundamente, tanto cristãos quanto muçulmanos que vivem naqueles países, e nos recordam a grandeza do amor, do perdão, que um dia transformarão o cenário mundial.

Muitos exemplos da Síria nos reconfirmaram que o amor vence tudo também onde isto parece impossível. É o caso de uma família síria que perdeu dois filhos, de três e nove anos. Eles brincavam no terraço quando um míssil os atingiu, exatamente no momento em que se sentiam felizes de poder, finalmente, brincar fora de casa, aproveitando de um assim chamado “cessar fogo”. Diante do drama e do sofrimento dos pais, o amor vivido na comunidade dos Focolares e a partilha cotidiana deste sofrimento, tenta sanar esta profunda ferida e voltar a dar sentido à existência deles.

Com muitos amigos, nós experimentamos e acreditamos firmemente que a violência não terá a última palavra. Se for capaz de destruir, não poderá jamais exterminar o homem e a força do amor que existe nele. Diante do ódio, como afirma Chiara Lubich, um gesto de amor é capaz de deter a mão de um terrorista.

Fonte: www.focolare.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário