Últimos Posts

terça-feira, 24 de novembro de 2015

24/11 - Santo André Dung-Lac e Companheiros

24 de Novembro de 2015

Santo André Dung-Lac e Companheiros

clip_image002

“Heróis cristãos que foram martirizados no Vietnã”

Hoje homenageamos um grupo de cento e dezessete mártires vietnamitas, beatificados no Ano Jubilar de 1900, pelo papa Leão XIII. A maioria viveu e pregou entre os anos 1830 e 1870. Dentre eles, muito se destacou o padre dominicano André Dung-Lac, sendo um exemplo maior destes mártires da Igreja Católica no Vietnã.

Foi ordenado sacerdote em 1823. Durante seu apostolado, foi missionário em diversas partes do país. Também foi salvo da prisão diversas vezes, graças a resgates pagos pelos fiéis, mas nunca concordou com esse patrocínio.

Uma citação sua mostra claramente o que pensava destes resgates: ”Aqueles que morrem pela fé sobem ao céu”.

A evangelização do Vietnã teve seu início no século XVI, através dos missionários europeus de diversas ordens e congregações religiosas. Foram quatro séculos de perseguições sangrentas que levaram ao martírio milhares de cristãos massacrados nas montanhas, florestas e em regiões de pouca luminosidade.

Foram bispos, sacerdotes e leigos de diversas idades e condições sociais, na maioria pais e mães de família e alguns deles catequistas, seminaristas ou militares. Todos morreram martirizados por difundir no Vietnã, o Evangelho de Jesus Cristo.

André Dung-lac morreu decapitado em 24 de novembro de 1839, em Hanói, Vietnã. No entanto, o Evangelho de Cristo permaneceu no coração do povo vietnamita, pois quanto maior a perseguição maior se tornava o fervor cristão.

O papa João Paulo II, em 1988, inscreveu esses heróis de Cristo no livro dos santos da Igreja, para serem comemorados juntos e como companheiros de Santo André Dung-Lac, no dia de sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário