11 de Dezembro de 2015
São Damaso I
“Papa que contribuiu para organização da Igreja”
Damaso, irmão de Santa Irene, nasceu no ano de 305, na cidade portuguesa de Guimarães.
Foi eleito papa no ano de 366 num período de grande agitação para a Igreja. Dotado de alto nível intelectual Damaso foi arquivista e poeta, e tinha também gosto pela arqueologia. Ordenou a organização dos arquivos da Igreja, conservando versões fiéis e autênticas dos escritos dos primeiros Padres e mandando destruir versões apócrifas e deturpadas, para que no futuro não pudessem ser aproveitadas por hereges.
Encarregou seu secretário São Jerônimo, para fazer uma tradução latina da Bíblia, para que houvesse uma maior popularização dos ensinamentos de Jesus Cristo. Foi daí nasceu a célebre Vulgata.
Restaurou catacumbas, organizou as relíquias dos mártires do cristianismo, assim que o Império deixou de perseguir os cristãos. Por influência sua foi retirada do senado romano a estátua da deusa Vitória, eliminado assim, um vestígio do paganismo oficial, conseguindo separar estado e paganismo.
Foi um dos primeiros Papas a definir explicitamente o primado do Papa sobre a Igreja Universal.
Esteve presente no II Concílio Ecumênico, onde aconteceu a definição dogmática sobre a Divindade do Espírito Santo.
O papa Damaso deu o melhor de si para manter viva a verdadeira religião católica. Seu pontificado durou 18 anos e foi um dos mais fecundos dos primeiros séculos da História da Igreja Católica. Faleceu no ano de 384, com setenta e nove anos de idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário