12 de Dezembro de 2014
Dia do acordo entre as Coreias do Sul e do Norte
As relações entre Coreia do Norte e Coreia do Sul são apenas diplomáticas, estabelecidas entre a República Democrática Popular da Coreia e a República da Coreia. Estas relações são bastante conturbadas, e diversos incidentes graves já ocorreram entre ambos os países. A Coreia do Norte e a Coreia do Sul vivem em estado de tensão desde a Guerra da Coreia, conflito ocorrido em meio ao contexto da Guerra Fria.
Atualmente, as duas Coreias reclamam de sua soberania sobre toda a península da Coreia e suas ilhas periféricas. Por trás das hostilidades que se presentearam durante a Guerra da Coreia (1950-1953), as duas Coreias firmaram um compromisso verbal, mas nunca chegaram a assinar um acordo de paz. Em 4 de outubro de 2007, Roh Moo-hyun e o líder norte-coreano Kim Jong-Il firmaram um acordo de oito pontos sobre as questões de paz permanente, conversas de alto nível, cooperação econômica, renovação dos serviços aéreos, ferroviários e carreteiros, além de formar uma única delegação olímpica.
Apesar da política solidária e dos esforços de reconciliação, o progresso foi complicado pelas provas de mísseis na Coreia do Norte, em 1998, 2003, 2006 e 2009. No início de 2009, as relações entre os dois países eram tensas; informou-se que os norte-coreanos lançaram vários mísseis, rompendo os acordos anteriores, além de que a Coreia do Norte ameaçou a Coreia do Sul e os Estados Unidos para não interferirem no processo do lançamento de um satélite que haviam planejado.
Depois de vários conflitos mal-entendidos e um naufrágio (afundamento) de um navio sul-coreano em março de 2010, o "clima" entre as duas nações voltou a ser tenso. Por meio da intervenção de outros países e organismos internacionais, ambas as Coreias se dizem prontas para uma guerra. Em 2010, as Coreias do Norte e do Sul se encontram tecnicamente em guerra e compartilham a fronteira mais fortificada do mundo.
Fonte: pt.wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário