Últimos Posts

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

29/12 - Lc 2,22-35

29 de Dezembro de 2015

 evandia_thumb3_thumb2

Lucas 2,22-35

E quando se completaram os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram o menino a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor”. Para tanto, deviam oferecer em sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos, como está escrito na Lei do Senhor. Ora, em Jerusalém vivia um homem piedoso e justo, chamado Simeão, que esperava a consolação de Israel. O Espírito do Senhor estava com ele. Pelo próprio Espírito Santo, ele teve uma revelação divina de que não morreria sem ver o Ungido do Senhor. Movido pelo Espírito, foi ao templo. Quando os pais levaram o menino Jesus ao templo para cumprirem as disposições da Lei, Simeão tomou-o nos braços e louvou a Deus, dizendo: “Agora, Senhor, segundo a tua promessa, deixas teu servo ir em paz, porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória de Israel, teu povo”. O pai e a mãe ficavam admirados com aquilo que diziam do menino. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe: “Este menino será causa de queda e de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição – uma espada traspassará a tua alma! – e assim serão revelados os pensamentos de muitos corações”.


            Entendendo


JESUS É LEVADO AO SANTUÁRIO
E O VELHO SIMEÃO PROFETIZA SEU FUTURO

A apresentação do menino Jesus no templo é rica em detalhes e revela a identidade do Salvador. Ele é apresentado como pobre. Seus pais oferecem um casal de rolinhas ou dois pombinhos, como fazem as famílias pobres que visitam o Santuário de Jerusalém.

O velho Simeão definiu a missão do Messias Jesus: ser luz para iluminar as nações e manifestar a glória de Israel para todos os povos. Por meio de Jesus, a humanidade poderá caminhar segura, sem tropeçar no pecado e na injustiça e, assim, chegar ao Pai.

Por outro lado, Simeão faz a previsão que Jesus está destinado a ser sinal de contradição. Quem tiver a coragem de acolhê-lo, será libertado de seus pecados. Mas para quem se recusar aderir a ele, deve assumir as consequências de possível queda. Assim, Jesus é anunciado como escândalo para uns e alegria para outros.

Este encontro profético traça todo o futuro que viria acontecer com Jesus.



Atualizando

JESUS É APRESENTADO NO SANTUÁRIO.
O POVO BRASILEIRO CONTINUA ESSA TRADIÇÃO!

Os santuários sempre foram tidos na Bíblia como habitação divina, lugares mais fortes da presença de Deus. Pela tradição, pelo menos uma vez por ano o povo partia em peregrinação para cumprir seu dever sagrado. Jesus é apresentado pelos pais no Santuário de Jerusalém.

Essa tradição herdada das famílias antigas e especialmente da família de Jesus, chegou aos nossos dias. Muitos são os brasileiros que partem em “romaria” para os Santuários de Aparecida, Divino Pai Eterno, Bom Jesus da Lapa, São Geraldo, Nossa Senhora de Caravaggio, Padre Cícero e tantos outros espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Tradição  geralmente passada de pais para filhos.

Muitos pais levam seus filhos para serem apresentados no altar do santuário, e esses continuam passando a tradição para seus filhos, e o costume segue por gerações.


Vale lembrar que verdadeiras mudanças de vida acontecem nos Santuários, confirmando a tradição bíblica de ser o Templo mais significativo da revelação de Deus ao seu povo. Pessoas que viviam comportamentos totalmente desviados, são tocadas, se comovem, dobram os joelhos, arrependem-se de seus pecados e passam a viver um novo projeto. Deus se serve da iniciativa de fé do seu povo, que parte em romarias e faz acontecer a sua graça de formas diversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário