Últimos Posts

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

29/12 - São Tomás Becket

29 de Dezembro de 2015
São Tomás Becket

clip_image002

”Defendeu a Igreja diante do rei e foi assassinado”


Tomás Becket nasceu no dia 21 de dezembro de 1118, em Londres.  Cresceu na Corte ao lado do amigo e herdeiro do trono, Henrique.

Quando Henrique foi coroado rei, Tomás já havia se convertido ao cristianismo, e se dedicava ao estudo da doutrina cristã, sob a orientação do arcebispo Teobaldo de Canterbury.

Naquela época a igreja era submetida à realeza e, após a morte do arcebispo Teobaldo, o rei Henrique III decidiu nomear seu amigo Tomás para governar a Igreja. Tomás foi ordenado sacerdote em 1162 e, no dia seguinte, sagrado bispo de Canterbury.

O bispo Tomás tinha muito zelo pelos diretos de Deus e da Igreja, por isso logo se indispôs com o amigo rei, que queria impor leis abusivas e reduzir a Igreja a um mero departamento do estado inglês. Para não ser morto Tomás fugiu para a França, onde permaneceu exilado por seis anos.

Após esse período o papa Alexandre III conseguiu um acordo de paz formal, entre o rei Henrique e o bispo Tomás, fazendo-o voltar para a diocese de Canterbury, e assumir seu cargo. Foi aclamado pelos fiéis que o respeitavam e amavam sua integridade de homem e bom pastor do Senhor.

Assim que Tomás reassumiu a diocese, viu outras constituições imorais do rei, e novamente foi contra ele.  A resposta do rei, desta vez, foi enviar quatro cavaleiros ao encontro dele para matá-lo. Tomás foi avisado, mas não quis fugir novamente.


Ao entrar na Catedral para a oração da noite, no dia 29 de dezembro de 1170, foi agredido e apunhalado a golpes de espada em plena catedral, quando tinha cinquenta e dois anos de idade. Suas últimas palavras foram: "Morro feliz pelo nome de Jesus e pela defesa da Igreja". O próprio papa, Alexandre III, o canonizou após três anos da sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário