Últimos Posts

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

O TRABALHO EM EXCESSO PODE SER FUGA DE UM PROBLEMA MAL RESOLVIDO!

O TRABALHO EM EXCESSO PODE SER
FUGA DE UM PROBLEMA MAL RESOLVIDO!


Todos nós sabemos que o trabalho faz parte da dignidade da pessoa. É bonito ver alguém que, desde cedo, se dedica ao trabalho. Muitos pais do interior costumam dizer que a maior herança que tem para deixar para os filhos é a capacidade de ter ensinado a trabalhar desde cedo. No entanto, o excesso na dedicação ao trabalho pode denunciar outra realidade.

Vivemos numa correria desenfreada, em ambientes de trabalho em que todos têm de estar ligados em tudo, o dia inteiro, sentados à frente da tela de um computador, no corre e corre e nas  responsabilidades. Esta é a rotina de muita gente.

Tirar um tempinho para realizar uma atividade que proporcione um momento de tranquilidade e relaxamento é importante para que o corpo viva e produza de forma sadia. O cansaço pode comprometer a própria fé.

Existem pessoas hiperativas que não conseguem parar um só instante. Isso não é bom. Mesmo porque o corpo humano, por mais acostumado ao trabalho que esteja não é máquina, ele é frágil e necessita de descanso. Aliás, devemos perguntar a nós mesmos se o trabalho em excesso não está sendo usado como fuga de algo que precisa ser resolvido!

Muitas pessoas são vítimas de baques fortes sofridos na vida, outras trazem marcas do passado que geram vazios e inseguranças, e tantos outros problemas. Algumas se fecham e se isolam, outras ainda usam o trabalho como fuga, buscando preencher uma situação que precisa ser resolvida.

É preciso ser humilde a encarar a realidade de frente (ainda que seja difícil) e buscar ajuda. Ajuda da graça de Deus que tudo pode, ajuda de especialistas que cuidam das ciências humanas, sob a proteção do Pai a curar os seus filhos.


Pe. Rosivaldo Motta, CSsR

Nenhum comentário:

Postar um comentário