Últimos Posts

domingo, 27 de março de 2016

27/03 - Jo 20,1-9

27 de Março de 2016


evandia

João 20,1-9

No primeiro dia da semana, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, Maria Madalena foi ao túmulo e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Ela saiu correndo e foi se encontrar com Simão Pedro e com o outro discípulo, aquele que Jesus mais amava. Disse-lhes: “Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram”. Pedro e o outro discípulo saíram e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos, e o outro discípulo correu mais depressa, chegando primeiro ao túmulo. Inclinando-se, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. Simão Pedro, que vinha seguindo, chegou também e entrou no túmulo. Ele observou as faixas de linho no chão, e o pano que tinha coberto a cabeça de Jesus: este pano não estava com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. O outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo, entrou também, viu e creu. De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.




            Entendendo


O TÚMULO VAZIO ANUNCIA
A VITÓRIA DA VIDA SOBRE A MORTE

A ressurreição de Jesus vem carregada de significados. Uma mulher foi a primeira a constatar o túmulo vazio. Logo as mulheres, tão discriminadas, agora são as primeiras testemunhas do maior acontecimento da história! Dois discípulos correm e o que ama mais chega primeiro, mostrando que, quem mais ama, chega primeiro nos acontecimentos da vida.

O túmulo vazio revela aos discípulos algo novo, e eles começam a se dar conta da ressurreição do Senhor. Só que o túmulo, por si só, não podia servir de prova para a ressurreição do Senhor. Seria sempre possível acusar os cristãos de fraude. Poderiam ter dado sumiço ao cadáver de Jesus e sair dizendo que ele ressuscitara. Era preciso ir além e descobrir, de fato, onde estava o corpo do Mestre.

João, o discípulo amado, de imediato cultivou a esperança de encontrar-se com o Senhor. Sua fé o levou a crer que Jesus Cristo estava vivo, não no sepulcro, porque ali não era o seu lugar. Ele via com a sua fé que o Senhor da vida, não poderia ter sido derrotado pela morte. É a fé profunda da presença do ressuscitado, na vida de cada um de nós, que nos leva a crer que Deus está no controle dos acontecimentos, quando tudo ao redor parece nebuloso.



Atualizando


HOJE É O DIA MAIS
IMPORTANTE DO ANO PARA OS CRISTÃOS!

Muitos momentos da história da humanidade são significativos, principalmente os da vida de Jesus: nascimento, milagres, curas... Mas, nada é mais importante que a Ressurreição. É este acontecimento que decreta a vitória das forças de Deus na terra. Se Jesus não ressuscitasse sua história teria sido um fracasso, finalizada com a morte de cruz entre bandidos.

É graças a essa vitória de Deus que acreditamos que, mais cedo ou mais tarde, os bons vencerão. Jesus previa isso no Sermão da Montanha, e foi tão claro que chegou a relacionar aqueles que um dia receberiam a recompensa pelo bem praticado, e pelo sofrimento que passaram: os pobres; os que choram; os mansos; os que têm fome e sede de justiça; os misericordiosos; os puros de coração; os que promovem a paz; e os que são perseguidos por causa da justiça (Mateus 5,1-12).


Acreditar na Páscoa apenas como um acontecimento extraordinário do passado é teoria e perde o sentido. A Páscoa é passagem, é transição, é sair de uma situação difícil para uma conquista, é um estado de graça. Isso pode acontecer na vida pessoal, conjugal, familiar, profissional, política, social, religiosa... Basta acreditar que o Deus que tirou seu Filho do túmulo é o mesmo que continua presente em nossa vida, a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário