Últimos Posts

segunda-feira, 28 de março de 2016

28/03 - Dia da Beatificação do Padre José de Anchieta

28 de Março de 2016

Dia da Beatificação do Padre José de Anchieta

image

O dia 28 de março de 1980 marca a data da beatificação do padre jesuíta, José de Anchieta, pelo papa João Paulo II.

O título de beato, ou bem-aventurado é concedido aos que praticaram virtudes cristãs em grau heróico e servem como modelo a ser seguido pelos demais católicos. O Vaticano faz um estudo exaustivo da vida do candidato e apura eventuais milagres obtidos pela sua intercessão. O padre José de Anchieta atingiu esse estágio, e recebeu o título.

Anchieta nasceu em São Cristóvão, nas Ilhas Canárias em 1533 e morreu em Iriritiba, no Espírito Santo, em 1597. Este missionário jesuita tinha 20 anos quando chegou ao Brasil, na comitiva de Duarte da Costa, o segundo governador geral.

O trabalho de Anchieta foi decisivo para a implantação do catolicismo no Brasil. As peregrinações que ele fez a pé, a cavalo ou em embarcações abriram caminhos que se transformariam em estradas, e contribuíram para manter o Brasil unificado nos séculos seguintes.

Dois anos depois de ter chegado, Anchieta escreveu o livro Arte da Gramática, do tupi. Transmitiu aos outros jesuítas os seus conhecimentos. Ensinou latim e  português aos índios, escreveu manuais para os alunos, cartas sobre o trabalho dos jesuítas, poemas, um dicionário de tupi, além de um tratado sobre a flora, a fauna e o clima da Capitania de São Vicente.

Anchieta desbravou a Serra do Mar e instalou-se no Planalto de Piratininga, fundou o Colégio que deu origem à cidade de São Paulo. Mais que um centro de aprendizado, a escola era um posto avançado da Companhia de Jesus em terras indígenas, distante das vilas portuguesas do litoral.

Através de conhecimentos médicos adquiridos, Anchieta cuidava dos índios que contraíam doenças disseminadas pelo homem branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário