Últimos Posts

domingo, 3 de julho de 2016

03/07 - São Tomé

03 de Julho de 2016

São Tomé

clip_image001

“Apóstolo de Jesus que ajuda na cura de nossa incredulidade”

Tomé pertencia ao grupo dos doze apóstolos de Jesus. Era um simples pescador e Jesus o chamou para segui-Lo.

Tomé, também chamado Dídimo, ficou conhecido principalmente pela passagem bíblica que narra sua incredulidade: “quando Jesus apareceu ressuscitado, aos apóstolos Tomé não estava ali. Oito dias depois, os discípulos encontravam-se reunidos na casa, e Tomé estava com eles. Estando as portas fechadas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: ‘A paz esteja convosco’. Depois disse a Tomé: ‘Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!’ Tomé respondeu: ‘Meu Senhor e meu Deus!’” (Jo 20,26-28).

Existem outras passagens que falam de Tomé: “Tomé lhe disse: ‘Senhor, nós nem sabemos para onde vais como poderíamos saber o caminho?’ Jesus lhe disse: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por mim’” (Jo 14,6).

Segunda a Tradição, Tomé depois da Ressurreição foi evangelizar entre os medos e os partas, povos que habitavam a Pérsia. Depois evangelizou na Índia, onde foi morto martirizado com uma lança.


O Papa São Gregório Magno meditando a vida de São Tomé diz: “A incredulidade de Tomé não foi um acaso, mas prevista nos planos de Deus. O discípulo, que, duvidando da Ressurreição do Mestre, pôs as mãos nas chagas do mesmo, curou com isso a ferida da nossa incredulidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário