Últimos Posts

sábado, 27 de agosto de 2016

27/08 - Mt 25,14-30

27 de Agosto de 2016


evandia

Mateus 25,14-30

            Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Será também como um homem que, tendo de viajar, reuniu seus servos e lhes confiou seus bens.
A um deu cinco talentos; a outro, dois; e a outro, um, segundo a capacidade de cada um. Depois partiu. Logo em seguida, o que recebeu cinco talentos negociou com eles; fê-los produzir, e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebeu dois, ganhou outros dois. Mas, o que recebeu apenas um, foi cavar a terra e escondeu o dinheiro de seu senhor. Muito tempo depois, o senhor daqueles servos voltou e pediu-lhes contas.
O que recebeu cinco talentos, aproximou-se e apresentou outros cinco: ‘Senhor, disse-lhe, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei’. Disse-lhe seu senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor’. O que recebeu dois talentos adiantou-se também e disse: ‘Senhor, confiaste-me dois talentos; eis aqui os dois outros que lucrei’.
Disse-lhe seu senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor’. Veio, por fim, o que recebeu só um talento: ‘Senhor’, disse-lhe, ‘sabia que és um homem duro, que colhes onde não semeaste e recolhes onde não espalhaste. Por isso, tive medo e fui esconder teu talento na terra. Eis aqui, toma o que te pertence’. Respondeu-lhe seu senhor: ‘Servo mau e preguiçoso!...”



            Entendendo


A PARÁBOLA DOS TALENTOS

A parábola dos talentos mostra que todos nós fomos criados dotados de qualidades diversas, carismas extraordinários que nos ajudam a construir a vida e atingir nossos ideais.

Jesus cita o exemplo de três discípulos que receberam certa quantidade de dinheiro, para ilustrar os diferentes tipos de pessoas, nos talentos recebidos.

Os dois primeiros que fizeram render o que receberam, simbolizam aqueles que não são acomodados na vida e lutam para conquistar seu espaço. Essas pessoas acreditam no seu potencial e são mais ainda abençoadas por Deus por valorizarem o talento que receberam.

O terceiro representa a pessoa acomodada, medrosa e, até mesmo, preocupada apenas com seus próprios interesses. Não é capaz de dar um passo à frente e nem se preocupa com o bem-estar dos outros.  Não cresce e não contribui para o crescimento dos outros.





Atualizando


COLOCAR NOSSOS TALENTOS A SERVIÇOS DOS OUTROS
(PAPA FRANCISCO)

Deus confia a nós, pessoas humanas, seus patrimônios mais preciosos, como a Palavra, a Eucaristia, a fé no Pai Celeste e o perdão. Trata-se de dons que não devem ser apenas protegidos, mas precisam crescer. Jesus não nos pede para conservar a sua graça em um cofre, mas quer que a usemos em benefício dos outros. Todos os bens que recebemos são para dar aos outros e assim crescem.

A parábola dos talentos convoca os fiéis a não esconderem a sua fé e sua pertença a Cristo, a não enterrar a Palavra do Evangelho, mas, ao contrário, fazê-la circular nas situações concretas da vida. Da mesma forma deve ser feito com o perdão, que Deus dá, em especial, no sacramento da Reconciliação.

Não deixe os seus talentos fiquem fechados em você mesmo, mas deixe que desencadeie a sua força, que faça cair aqueles muros que o seu egoísmo levantou, que lhe faça dar o primeiro passo nas relações bloqueadas, retomar o diálogo onde não há mais comunicação.

Faça com que estes talentos, estes presentes, estes dons que o Senhor te deu sejam para os outros, cresçam, deem frutos, com o nosso testemunho. Deus não dá a mesma quantidade de talentos a todos, mas conhece cada um e confia a cada pessoa aquilo que lhe é certo.

Papa Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário