Últimos Posts

sábado, 27 de agosto de 2016

27/08 - Santa Mônica

27 de Agosto de 2016

Santa Mônica

clip_image002

Com disciplina e oração suportou a infidelidade e gênio forte do marido, além de converter o filho Agostinho!
Mônica nasceu em Tagaste, África do Norte, a 100 quilômetros da cidade de Cartago, no ano 331. Seus pais encomendaram a formação de suas filhas a uma mulher muito religiosa e forte em disciplina.

Mônica desejava dedicar-se à vida de oração e solidão, mas teve que ser obediente aos seus pais e casou-se com um homem de nome Patrício. Era trabalhador, mas com gênio terrível e, além disso, mulherengo, farrista e sem religião.

Mônica sofreu muito com esse esposo. Nas crises ele gritava e humilhava a esposa, mas nunca lhe tocou a mão para agredi-la. Certo dia uma vizinha perguntou a Mônica qual o segredo do marido ser violento e não lhe espancar. Mônica respondeu: "É que quando meu marido está mal humorado, eu me esforço para estar de bom humor. Quando ele grita, eu me calo. E como para brigar precisam de dois e eu não aceito a briga, então não brigamos".

Mônica teve três filhos com Patrício, dois homens e uma mulher. Os dois menores foram sua alegria e consolo, mas, o mais velho, Agostinho, a fez sofrer por muitos anos.

Para converter o filho Mônica contou com a ajuda do santo mais famoso da época, Santo Ambrósio, arcebispo da cidade. Nele encontrou um verdadeiro pai, cheio de bondade e de sabedoria, que se tornou seu diretor espiritual.

Agostinho ficou impressionado pela enorme sabedoria e poderosa personalidade de Santo Ambrósio. Começou a escutá-lo com profundo carinho, mudou suas ideias e entusiasmou-se pela fé católica.

Aconteceu que, no ano 387, Agostinho, ao ler algumas frases de São Paulo sentiu o desejo de, realmente, mudar de vida. Deixou a mulher com a qual vivia em união livre, largou os vícios e maus costumes e foi batizado na festa da Páscoa da Ressurreição, desse mesmo ano.

Mônica havia conseguido tudo o que esperava na vida: a conversão de seu filho rebelde. Já poderia morrer tranquila. E aconteceu. Estava numa casa junto ao mar e, à noite, ao ver o céu estrelado, conversava com Agostinho sobre como seria as alegrias no céu. Mãe e filho se emocionavam. Tomada pela emoção Mônica exclamou: “O que mais pode me amarrar à Terra? Já recebi a grande graça de ver você cristão católico, meu filho”. Pouco depois começou a sentir-se mal e, após alguns dias, o quadro se agravou e Mônica veio a falecer.

Antes da morte pediu a seus dois filhos que não deixassem de rezar pelo descanso de sua alma. Morreu no ano 387, com 56 anos de idade, mesmo ano da conversão do filho. Em 1430 seu corpo foi encontrado e transferido para Roma onde, mais tarde, uma igreja foi construída e dedicada à santa.

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário