Últimos Posts

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

26/09 - Lc 9,46-50

26 de Setembro de 2016


evandia

Lucas 9,46-50

Surgiu entre os discípulos uma discussão sobre qual deles seria o maior. Sabendo o que estavam pensando, Jesus pegou uma criança, colocou-a perto de si e disse-lhes: “Quem receber em meu nome esta criança estará recebendo a mim mesmo. E quem me receber, estará recebendo Aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”. Tomando a palavra, João disse: “Mestre, vimos alguém expulsar demônios em teu nome, mas nós lhe proibimos, porque não anda conosco”. Jesus respondeu: “Não o proibais, pois quem não é contra vós, está a vosso favor”.


            Entendendo


JESUS INVERTE VALORES:
OS ÚLTIMOS SERÃO OS PRIMEIROS E OS PRIMEIROS OS ÚLTIMOS!

Jesus enfrenta um desafio: convencer ao seu novo grupo que a proposta de Deus era outra e bem diferente da que eles haviam aprendido. Na visão dos apóstolos, êxito na vida significava poder, prestígio.

Foi difícil para Jesus convencê-los. Durante os três anos de convivência o Mestre teve que ter paciência e trabalhar na mente deles um jeito novo de pensar e viver.

Para Jesus Cristo, as relações pessoais deveriam obedecer ao princípio da igualdade e do serviço. Prestígio e poder não teriam importância e, com os de fora da comunidade era necessário ser tolerante e respeitoso, superando toda tentação de radicalismo e fanatismo.

Com Jesus houve uma inversão de valores, quem era pequeno passou a ser grande e estar em primeiro lugar não era o mais importante. Também as crianças e as mulheres, que nem eram contadas, passaram a ter privilégio no novo jeito de governar que Jesus apresentava.



Atualizando


A SÍNDROME DO PEQUENO PODER!
A tendência dos que gostam de mandar e são obcecados pelo poder!

Até ontem, ele era apenas um colega de trabalho. Mas bastou receber uma pequena promoção para que o poder lhe subisse à cabeça. Mesmo não sendo seu chefe, ele passa a lhe pedir tarefas que não são de sua obrigação, começa a te tratar com arrogância e não perde uma oportunidade de vangloriar-se de seu novo status. Esse comportamento é conhecido como a "síndrome do pequeno poder".

"Isso acontece com alguém que perde a razão e passa a agir como um imperador, ultrapassando os limites da autoridade", diz a professora Janaina Ferreira, especialista em gestão de equipes e pessoas do Ibmec do Rio de Janeiro. 

E esse poder nem sempre é real. É o caso do funcionário que está no cargo hierárquico mais baixo da empresa, mas abusa de estagiários ou colegas recém-contratados. "É um desvio de comportamento. A pessoa não tem poder nenhum, mas ao fantasiar ter, age como se tivesse e acaba puxando o próprio tapete, pois mostra que é inadequada para ocupar um cargo de liderança", diz Janaina.

Quando a síndrome do pequeno poder toma conta de alguns funcionários, é sinal de que falta um chefe que encare o problema. "O líder que não gosta de tomar decisões ou de delegar tarefas adora que alguém assuma suas funções. Quando ele se omite, aquele que gosta de poder assume suas atribuições e um terceiro fica oprimido", afirma Janaina. "Isso causa conflitos e deteriora relacionamentos interpessoais", diz.

Quem sofre da síndrome? O tipo de funcionário que está sujeito a sofrer da síndrome do pequeno poder é aquele com baixa inteligência emocional, pouco autoconhecimento e que está insatisfeito com a posição que ocupa. "Se o que ele deseja não lhe é concedido por meio de uma promoção, ele faz sua fantasia de autoridade virar real ao oprimir alguém", explica Janaina.

Fonte: mulher.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário