Últimos Posts

sexta-feira, 10 de março de 2017

10/03 - Mt 5,20-26

10 de Março de 2017


evandia

Mateus 5,20-26

“Eu vos digo: Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus. Ouvistes ao que foi dito aos antigos: Não matarás, mas quem matar será julgado pelo juízo do tribunal. Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão deverá responder no tribunal; quem disser ao seu irmão ‘imbecil’ deverá responder perante o sinédrio; (...) Portanto, quando estiveres levando a tua oferenda ao altar e ali te lembrares que teu irmão tem algo contra ti, deixa a tua oferenda diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Só então, vai apresentar a tua oferenda. Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto ele caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade, te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo.”




Entendendo


JESUS MOSTRA QUE O “NÃO MATARÁS”
VAI MUITO MAIS DO QUE MATAR O CORPO FÍSICO!

O 5º. Mandamento da Lei de Deus é o destaque comentado por Jesus no evangelho de hoje: “Não matarás!”. Seus comentários mostram que o “matar”, não se refere apenas à violência física em cometer um crime contra alguém. Toda ação que humilhe, desmoralize e desrespeite a dignidade do semelhante é crime. O respeito pela vida alheia vai muito além da garantia de sua vida física. 

Jesus pede coerência àqueles que estão na caminhada de fé, ao afirmar que “quando estiveres levando a tua oferenda ao altar e ali te lembrares que teu irmão tem algo contra ti, deixa a tua oferenda diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão”. Portanto, nossos cultos e ritos nas religiões só terão sentido se a prática de vida em relação ao semelhante estiver sendo coerente com a vida de cada dia.

Diante do mal praticado é necessário buscar o perdão de Deus. O que se sente ofendido e inocente, deve ter a coragem de dar o primeiro passo para a reconciliação. O que praticou a ofensa deve procurar urgentemente a reconciliação, porque sobre a sua culpa pesa um julgamento divino.



Atualizando


AS PALAVRAS PODEM MATAR!
ESTEJAMOS ATENTOS QUANTO AO QUE SAI DE NOSSA BOCA!

"A palavra fere, dói. Dita no calor de mágoas ou ira, penetra como flecha envenenada. A palavra salva. Uma expressão de alegria, acolhimento ou amor é como a brisa que ativa nossas melhores energias."
 (Frei Betto)
 
Quando pronunciamos palavras escrevemos no coração de alguém. Pode acontecer desse alguém viver a vida orientado por tais palavras.
O que você disse para a pessoa que ama no dia de hoje para gravar na mente dela?
Eu sei o quanto é difícil controlar as emoções, principalmente nos momentos de raiva... aí destruímos a autoestima por causa de pequenos erros.
Precisamos lutar com problemas, dúvidas e ainda temos que tolerar palavras que nos matam aos poucos... tudo por causa de    p  a  l  a  v  r  a  s !!!
Há pessoas que acabam desistindo da vida por não aguentarem mais, maridos e esposas que saem de casa e filhos cada dia mais revoltados.
Morrer por dentro e travar uma verdadeira luta para permanecer vivo por fora não é tarefa fácil.
Precisamos praticar o exercício de nunca falar quando estivermos aborrecidos ou emotivos demais. Deixar as coisas se acalmarem, esperar passar um tempo é ter sabedoria!
Vamos ouvir mais e falar menos, pois " o que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína".
Dispostos a dar o primeiro passo? Eu estou !
Simone Pimenta 


            

Nenhum comentário:

Postar um comentário