Últimos Posts

quarta-feira, 15 de março de 2017

15/03 - Mt 20,17-28

15 de Março de 2017


evandia

Mateus 20,17-28

Subindo para Jerusalém, Jesus chamou os doze discípulos de lado e, pelo caminho, disse-lhes: “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, açoitá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia, ressuscitará”. A mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, aproximou-se de Jesus e prostrou-se para lhe fazer um pedido. Ele perguntou: “Que queres?”. Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Jesus disse: “Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber?" Eles responderam: "Podemos". "Sim", declarou Jesus, "do meu cálice bebereis, mas o sentar-se à minha direita e à minha esquerda não depende de mim. É para aqueles a quem meu Pai o preparou”. Quando os outros dez ouviram isso, ficaram zangados com os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: "Sabeis que os chefes das nações as dominam e os grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós, seja vosso escravo. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos".



            Entendendo

BUSCA DE PRIVILÉGIOS NO GRUPO DE JESUS

O Evangelho de hoje traz duas atitudes completamente diferentes: a de Jesus e a dos filhos de Zebedeu. A primeira atitude é a de Jesus. Estava chegando o momento de ser entregue e, caminhando para a morte, Ele tem consciência de não ter dado espaço ao egoísmo em seu coração.

Contrastando com a atitude de Jesus está a dos filhos de Zebedeu. Ambiciosos, querem garantir um lugar de destaque no reino trazido por Jesus. Querem receber honrarias e serem servidos. Têm apenas ideais de grandeza postos a serviço do próprio egoísmo, não lhes interessa o bem que poderão fazer, e sim, os benefícios dos quais poderão tirar proveito. Não lhes passa pela cabeça lutar em favor do próximo, mas exigir que os outros se sacrifiquem por eles.

Tal atitude tem como porta-voz a própria mãe. Isso mostra o quanto a educação familiar pode influenciar no comportamento dos filhos, tanto para o bem como para o mau.


Atualizando

PAPA AFIRMA QUE BUSCA
POR PRIVILÉGIO LEVA À CORRUPÇÃO

Esta afirmação do Papa Francisco foi por ocasião de sua visita ao México, em fevereiro de 2016.

Quando se procura o “caminho do privilégio”, cedo ou tarde, a vida em sociedade se torna um terreno fértil para a corrupção, o narcotráfico, a exclusão das culturas diferentes, a violência e inclusive o tráfico de pessoas, o sequestro e a morte, causando sofrimento e freando o desenvolvimento.

O papa pediu a colaboração de todos, sobretudo dos católicos, para a "construção de uma política autenticamente humana e uma sociedade na qual ninguém se sinta vítima da cultura do descarte".


Além disso, mencionou aos "dirigentes da vida social, cultural e política", para que garantam a todos os cidadãos "o acesso efetivo aos bens materiais e espirituais indispensáveis: moradia adequada, trabalho digno, alimento, justiça real, segurança efetiva, um ambiente são e de paz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário