Últimos Posts

quarta-feira, 17 de maio de 2017

12/05 - São Pancrácio

12 de Maio de 2017
São Pancrácio

clip_image002

“Adolescente que morreu por não negar Jesus Cristo”

Pancrácio nasceu por volta do ano 290, na cidade de Roma. Era filho de pais cristãos, nobres, ricos e amigos do imperador Diocleciano. Ficou órfão quando era ainda criança e foi morar com um tio chamado Dionísio, que o ajudou a estudar em Roma. Era conhecido do papa Marcelino que o respeitava e admirava por sua fé, sendo ainda tão jovem.
           
            Diocleciano havia decretado guerra contra os cristãos, e Pancrácio e seu tio acabaram sendo denunciados e levados presos a júri. Esse tio foi imediatamente morto, mas Pancrácio mereceu certa consideração do imperador, por ter apenas quatorze anos de idade, e ser filho de um amigo que tinha falecido.

            O imperador Diocleciano fez de tudo para fazer Pancrácio desistir de sua fé em Jesus Cristo, promessas para seduzi-lo e ameaças caso não desistisse. Mas nada adiantou, o adolescente reafirmava sua fé e dizia que não temia a morte. Então, enfurecido, Diocleciano mandou decapitá-lo, no dia 12 de maio de 304.

O seu túmulo se encontra numa das estradas mais famosas de Roma, a Via Aurélia, no cemitério de Ottavilla, onde, no século VI, o papa Símaco mandou erguer em sua homenagem, uma igreja conservada até hoje.  


A fama de santidade de São Pancrácio se espalhou e sua devoção é muito intensa até hoje. Ele é o padroeiro dos enfermos, na Itália; padroeiro dos trabalhadores, na Espanha; padroeiro da Juventude da Ação Católica, na América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário