Últimos Posts

quarta-feira, 17 de maio de 2017

16/05 - São João Nepomuceno

16 de Maio de 2017

São João Nepomuceno

clip_image002

“Foi morto por não revelar o segredo de uma confissão”

João nasceu em 1330, em Nepomuk, na Boêmia, atual República Checa. Seus pais eram pobres e já tinham idade avançada quando João nasceu. Com muitas dificuldades, conseguiram formar o filho em doutor em teologia e direito canônico, na Universidade de Praga.

Apesar dos títulos, João preferiu seguir sua vocação à vida religiosa, e ordenou-se sacerdote, tornando-se um grande pregador da Palavra de Deus. Depois passou a ser capelão e confessor na corte, onde enfrentou dificuldades com o rei Venceslau IV, apesar de ter tido o apoio da rainha Joana da Baviera, que era uma mulher muito caridosa.

João tornou-se diretor espiritual e confessor particular da rainha. Narra a história, que o rei não gostava do capelão e teria exigido que João contasse o segredo de confissão da rainha. E como ele negou, o rei mandou torturá-lo até a morte, quando tinha apenas cinquenta e três anos de idade. Em seguida, mandou jogar o corpo de João nas águas do rio Moldávia, no dia 16 de maio de 1383.


No dia seguinte, a população percebeu um cadáver boiando no rio, circundado por uma luz misteriosa com cinco estrelas, reconheceu que o corpo era do capelão João, e ficou sabendo que tinha sido o rei o mandante do crime. João foi canonizado em 1729 e é celebrado como o “mártir da confissão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário